Produção acadêmica sobre a formação de professores de química no Brasil: focos temáticos das dissertações e teses defendidas no período de 2001 a 2010

Autores

  • Osmair Benedito da Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Salete Linhares Queiroz Universidade de São Paulo - São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p271

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido com o intuito de contribuir para o progresso das discussões sobre a formação de professores de Química no Brasil e de provocar inquietações quanto às pesquisas que já foram desenvolvidas e aquelas que ainda podem vir a ser realizadas sobre o assunto. Um total de 104 dissertações de mestrado e 33 teses de doutorado defendidas sobre o tema em Programas de Pós-Graduação em Química, Educação e em Ensino de Ciências e Matemática, entre 2001 e 2010, foram analisadas. Os temas mais pesquisados foram a formação inicial (56,2%) e a formação continuada (24,1%). Em menor proporção foram localizados trabalhos sobre a identidade e profissionalização docente (9,5%) e a prática pedagógica docente (3,6%). Os assuntos mais recorrentes com relação à formação inicial foram os associados aos cursos de licenciatura e no que se refere à formação continuada foram privilegiados aqueles que trataram das concepções dos professores.

Biografia do Autor

Osmair Benedito da Silva, Universidade Federal de São Carlos

É licenciado em Ciências Exatas pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciências pela mesma Instituição e doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos. Atua como Assessor Pedagógico de Escola na Prefeitura Municipal de São Carlos e como Professor de Educação Básica II na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

Salete Linhares Queiroz, Universidade de São Paulo - São Carlos

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e pela Pennsylvania State University. É editora da revista Química Nova na Escola, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e professora livre-docente do Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. No Instituto, coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino de Química (GPEQSC), no qual foram formados, até o momento, dezoito mestres e dez doutores.

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Publicado

2017-05-30

Edição

Seção

Artigos