Processos de compreensão pelo professor em formação inicial ao ensinar função de 1º grau considerando o uso de um software

Autores

  • Karla Priscila Schreiber Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande
  • Isabel Koltermann Battisti Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n2p127

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir os processos de compreensão pelo professor em formação inicial ao ensinar Função de 1º grau, considerando o uso de um software, o que envolve a compreensão do conceito, o conhecimento didático, a compreensão dos alunos e de como aprendem este conteúdo. A discussão constitui-se a partir de um estudo de caso em que foi considerada a vivência de um estágio supervisionado de um curso de Matemática em uma escola pública, no Ensino Médio. As vivências foram gravadas e transcritas e, assim como o planejamento, foram consideradas nas análises. Estas se fizeram com base em Shulman, Tardif, Freire e Gauthier et al, que discutem os saberes necessários à prática docente. Esta pesquisa possibilitou a reflexão acerca do quanto a compreensão do conceito que se intenciona ensinar e da metodologia é importante para que o professor possa viabilizar o estabelecimento de processos de elaboração conceitual pelos alunos.

Biografia do Autor

Karla Priscila Schreiber, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande

Licenciada em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2012). Especialista em Matemática Financeira e Estatística pela Universidade Candido Mendes (2017). Mestre em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2015). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Integrante do grupo de pesquisa EduEst - Grupo de Pesquisa em Educação Estatística da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Isabel Koltermann Battisti, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena Habilitação em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), é Especialista em Educação Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2004), mestre pelo Programa de Mestrado em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Doutora pelo Programa em Educação nas Ciências- UNIJUÍ. Atua como professora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Docente do DCEEng - Departamento de Ciências Exatas e Engenharias, é responsável pelo Laboratório de Ensino de Matemática, coordena o subprojeto área Matemática do PIBID/UNIJUÍ. Tem vasta experiência na educação básica. Temáticas de pesquisa em Educação Matemática: processo de ensinar e aprender matemática, apropriação pelo aluno/acadêmico de significações de conceitos matemáticos, sistematicidade de conceitos matemáticos, linguagem matemática, abordagem histórico-cultural, teoria da atividade e formação de professor de matemática, mediação em aulas de matemática. Integrante do Grupo de Pesquisa - GEEM - Grupo Estudos em Educação Matemática. 

Downloads

Publicado

2017-11-24

Edição

Seção

Artigos