Encontros com a matemática na terra de Oz

Autores

  • Letícia de Queiroz Maffei Universidade Federal do Rio Grande
  • João Alberto da Silva Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n3p71

Resumo

Neste artigo, ao nos apropriarmos de um viés fenomenológico, buscamos nos traços afetivos das personagens do conto ‘O Mágico de Oz’ relações possíveis com a Matemática. As peculiaridades das personagens e as buscas particulares de cada uma delas deixam evidente, nesta história clássica da cultura de massa, a personificação de determinados afetos, colocando-os em uma condição de destaque a qual justifica considerar a coexistência dos mesmos no âmbito de ensinar e aprender Matemática. Percepções, medos, conceitos, crenças emergem da leitura de cada uma das personagens – Oz e suas diferentes facetas; Dorothy e a finalidade; Espantalho e o ser burro; Lenhador de Lata e os sentimentos; Leão e o medo – e se unem a uma trama de discussões teóricas que permitem pensar sobre questões vinculadas ao ensino e aprendizagem de Matemática.

Biografia do Autor

Letícia de Queiroz Maffei, Universidade Federal do Rio Grande

Pedagoga e Professora de Matemática. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atuou como professora de Matemática da rede pública de ensino e atualmente é pedagoga no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr – Hospital Universitário da FURG.

João Alberto da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

Pedagogo e Psicólogo. Pós-Doutor em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professor da Universidade Federal do Rio Grande – FURG no Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática – CEAMECIM e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências – PPGEC.

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Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Edição temática