Astronomia, ludicidade, enculturação científica: um projeto de extensão voltado a crianças e jovens com indicadores de altas habilidades

Autores

  • Alan Alves Brito Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Neusa Teresinha Massoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p111

Resumo

Reportamos neste trabalho uma experiência didática que buscou disseminar conceitos e discutir fenômenos astronômicos junto a jovens estudantes do Ensino Fundamental com indicadores de altas habilidades, no âmbito de um projeto de extensão universitária desenvolvido em parceria com a Sala de Recursos para Altas Habilidades/Superdotação, que congrega estudantes da educação fundamental da rede pública de Porto Alegre, RS. Uma análise qualitativa preliminar de alguns episódios de ensino é oferecida e fornece indícios de que atividades que envolviam ludicidade e estimulação à interação e ao diálogo tendiam a favorecer o engajamento, a socialização e a enculturação de conceitos científicos. Algumas reflexões sobre a importância deste tipo de projeto e de atividades voltadas à diversidade na educação científica também são oferecidas ao longo do texto.

Biografia do Autor

Alan Alves Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

O autor é Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002), Mestre (2004) e Doutor (2008) em Ciências (Astrofísica Estelar) pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Foi pesquisador visitante em centros de pesquisa em Portugal e Alemanha. Realizou estágios de pós-doutorado no Chile e na Austrália (Super Science Fellow). Atualmente é Professor Adjunto no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Tem experiência na área de Astrofísica Estelar e está interessado, principalmente, nos estudos da evolução química de diferentes populações estelares da Via Láctea e em temas relacionados à Educação em Astronomia e à Divulgação da Ciência. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Física e em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS. Membro da SBPC, SAB, SBF, ABPN, foi eleito em 2014 Membro Correspondente da Academia de Ciências da Bahia e, desde 2017, é diretor do Observatório Astronômico da UFRGS.

Neusa Teresinha Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada (2000), Mestre em Física (2005) e Doutora em Ciências (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, área de concentração: Ensino de Física; atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS, onde atua no ensino, pesquisa e extensão.

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Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Artigos