CTS ou CTSA: o que (não) dizem as pesquisas sobre educação ambiental e meio ambiente?

Autores

  • Rodrigo Luz Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Marcelo Bruno Araújo Queiroz Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Christiana Andréa Vianna Prudêncio Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p31

Resumo

Apresentamos um levantamento referente à produção científica sobre CTS/CTSA existente nos principais periódicos e eventos da área de Educação em Ciências e da Educação Ambiental, no período de 2010 a 2016. Analisamos integralmente 27 trabalhos que se filiam à perspectiva CTSA objetivando verificar os motivos, pressupostos e interesses que marcam a escolha dos pesquisadores por essa denominação, bem como os sentidos que atribuem ao Meio Ambiente e à Educação Ambiental. Diante dos resultados podemos considerar que ainda não existe um consenso na área quanto à compreensão dos pressupostos e características presentes na perspectiva CTSA em comparação à perspectiva CTS, existindo também uma variedade de sentidos atribuídos ao Meio Ambiente. Ademais, existem possibilidades reais de uma produtiva interface com a Educação Ambiental, em que se destacam tendências conservacionistas ou críticas no tratamento das temáticas ambientais presentes nas pesquisas.

 


Biografia do Autor

Rodrigo Luz, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciado em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB (2016) e mestrando em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Possui interesse por temáticas associadas à Educação em Ciências, Educação Ambiental e Educação CTS.

Marcelo Bruno Araújo Queiroz, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2016) e mestrando em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Possui interesse em pesquisas vinculadas à Educação CTS, Educação para Cidadania e Formação de Professores de Ciências/Biologia.


Christiana Andréa Vianna Prudêncio, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/SP – UFSCar. Professora adjunta da área de ensino de Biologia da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências dessa universidade. Pesquisa na área de Formação de Professores de Ciências, Educação CTS e as interfaces entre o Ensino de Ciências e as relações étnico-raciais.

Referências

ABREU, T. B.; FERNANDES, J. P.; MARTINS, I. Uma análise quantitativa e qualitativa da produção científica sobre CTS (Ciência-tecnologia-sociedade) em periódicos da área de ensino de ciências do Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2009.

ABREU, T. B.; FERNANDES, J. P.; MARTINS, I. Levantamento sobre a produção CTS no Brasil no período de 1980-2008 no campo de ensino de Ciências. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, p. 3-32,2013.

ANDRADE, M. A. S.; ALMEIDA, R. O.; CONRADO, D. M. NUNES-NETO, N. Agrotóxicos e relações CTSA: conhecimentos e atitudes de estudantes de um curso profissionalizante em Agropecuária. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., Águas de Lindoia. Anais... Águas de Lindoia, 2015.

ANDRADE, M. A. S.; CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. F. ALMEIDA, R. O. Agrotóxicos como questão sociocientífica na Educação CTSA. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient., v. 33, n.1, p. 171-191, 2016.

ARAÚJO, M. S. T.; FORMENTON, R. As fontes de energia automotiva abordadas sob o enfoque CTS em um curso profissionalizante. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., Campinas. Anais... Campinas, 2011.

BOFF, E. T. O.; GOETTEMS, P. B.; PINO, J. P. Ambiente e vida - o ser humano nesse contexto: uma estratégia de ensino transformadora do currículo escolar. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., v. 26, p. 306-321, 2011.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

CARNEIRO; T. C.; SILVA, H. C. Produção de sentidos sobre CTSA por estudantes de Biologia no contexto de uma disciplina de Geologia. In: ENPEC, 8., Campinas. Anais...Campinas, 2011.

CAVALCANTI, D. B. CHRISPINO, A.; LEMOS, J. L. S.; ANTONIOLI, P. M. Contribuições iniciais de uma unidade didática sobre a dengue articulando Educação Ambiental para a Sustentabilidade e o enfoque CTSA destinada a alunos do Ensino Médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., Campinas. Anais...Campinas, 2011.

COSENZA, A.; MARTINS, I. Contribuições da abordagem CTS para a Educação Ambiental: Os “lugares” do ambiente na produção científica sobre CTS. In: EPEA, 6., Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto, 2011.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.

FARIAS, C. R. O.; FREITAS, D. Educação Ambiental e Relações CTS: uma Perspectiva Integradora. Revista Ciência & Ensino, n.1, volume especial, 2007.

FERREIRA, D. P.; CHRISPINO, A. ANTONIOLI, P. M. Atitudes dos alunos do ensino fundamental em relação à Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., Campinas. Anais...Campinas, 2011.

GATTI, B. A. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, n. 1, p. 13-34, 2012.

GONZALEZ, I. M. Análise de um percurso de ensino sobre o lixo urbano na perspectiva CTSA. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., Campinas. Anais... Campinas, 2011.

GUIMARÃES, M. Educação Ambiental Crítica. In: LAYRARGUES, P. P. (cord.) Identidades da Educação Ambiental Brasileira – Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

LAYRARGUES, P. P. Apresentação: (Re) Conhecendo a Educação Ambiental Brasileira. In: LAYRARGUES, P.P (coord.) Identidades da Educação Ambiental Brasileira, Diretoria de Educação Ambiental; Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. C. As macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental Brasileira. Ambiente & Sociedade, São Paulo v. 7, n. 1, p. 23-40, 2014.

LOPES, N. C. CARVALHO, W. L. P. Agrotóxicos - toxidade versus custos: uma experiência de formação de professores com as questões sociocientíficas no ensino de ciências. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 9, n. 17, p. 27-48, 2012.

LOPES, N. C.; CARVALHO, W. L. P. Possibilidades e Limitações da Prática do Professor na Experiência com a Temática Energia e Desenvolvimento Humano no Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 2, p. 207-226, 2013.

LOPES, N. C.; CARVALHO, W. L. P.; FARIA, P. C. Agrotóxicos - toxidade versus custos: uma experiência de formação de professores com as questões sociocientíficas no ensino de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., Águas de Lindoia. Anais... Águas de Lindoia, 2015.

LOUREIRO, C. F. B.; LIMA, J. G. S. Educação ambiental e educação científica na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): pilares para uma educação crítica. Acta Scientiae, v. 11 n. 1, p. 88-100, 2009.

LOUREIRO, C. F. B. Educação Ambiental Transformadora. In: LAYRARGUES, P. P. (coord.) Identidades da Educação Ambiental Brasileira – Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

LOUREIRO, C. F. B. Trajetórias e Fundamentos da Educação Ambiental. 4. ed. São Paulo: Cortês, 2012.

MARTINS, I.; OLININISKY, M. J.; ABREU, T. B.; SANTOS, L. M. F. Contribuições da análise crítica do discurso para uma reflexão sobre questões do campo da educação ambiental: olhares de educadores de ciências. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 3, n. 1, 2008.

MION, R. A. CTSA na formação do professor e pesquisador e a tradição latino-americana. In: In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., Campinas. Anais... Campinas, 2011.

MONTEIRO, R.; SÁNCHEZ, C.; RODRIGUES, C. A percepção socioambiental do público da exposição “energia nuclear” mediante as relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente: entre a emergência e a armadilha paradigmática. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., v. 28, p. 100-113, 2012.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2011.

NASCIMENTO, T. G.; REZENDE JUNIOR, M. F. A produção de textos de divulgação científica na formação inicial de licenciandos em ciências naturais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 1, p. 1-22, 2010.

OVIGLI, D. F. B. Educação Matemática e realidade socioambiental: uma proposta de trabalho envolvendo o eixo temático grandezas e medidas. Educação Ambiental em Ação, n. 35, v. 9, p. 1-8, 2011.

PANIAGUA, S. K. A.; SILVAS, A. P. R. MACHADO, M. A. D. Energia Nuclear no Ensino Médio: desenvolvendo atividades didáticas com enfoque CTSA - uma possibilidade para a formação da cidadania. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., Águas de Lindoia. Anais... Águas de Lindoia, 2013.

PEDRETTI, E.; NAZIR, J. Currents in STSE education: mapping a complex field, 40 years on. Science Education, v. 95, n. 4, p. 601-626, 2011.

PESSOA, T. C. C.; SANTOS, V. M. N. Deslocamentos de discursos e práticas docentes de professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos) considerando-se abordagens CTSA. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., Águas de Lindoia. Anais... Águas de Lindoia, 2015.

PINTO, A. E. A.; ALVES, J. A. P.; MARIA, L. E. LINHARES, M. L. C.; RIBEIRO, L. D. J.; MUCHENSKI, J. C. Investigações sobre relações CTSA e o ensino de Física na visão de estudantes do ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., Águas de Lindoia. Anais... Águas de Lindoia, 2013.

PROENÇA, M. S.; OSLAJ, E. U.; DAL-FARRA, R. A. As percepções de estudantes do ensino fundamental em relação às espécies exóticas e o efeito antrópico sobre o ambiente: uma análise com base nos pressupostos da CTSA - Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 9, n. 2, p. 51-66, 2014.

REES, C. Developing Awareness of Connections Between Science, Technology and the Environment through Participation in a Game-Like Approach to Curriculum. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 14, n. 2, p. 147-157, 2014.

REIS, D. A.; SILVA, L. F.; PINA, A. Algumas Compreensões de Licenciandos em Física Sobre o Fenômeno das Mudanças Climáticas. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 4, n. 2, p. 57-81, 2011.

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental? 2. ed. revista e ampliada –São Paulo: Brasiliense, 2009.

REIGOTA, M. Meio Ambiente e Representação Social. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

RIBEIRO, T. V.; GENOVESE, L. G. R. O emergir da perspectiva de Ensino por Pesquisa de Núcleos Integrados no contexto da implementação de uma proposta CTSA no Ensino Médio. Ciênc. Educ., v. 21, n. 1, p. 1-29, 2015.

RIBEIRO, T. V. GENOVESE, L. G. R. COLHERINHAS, G. O Ensino Por Pesquisa no Ensino Médio: Discussão de questões CTSA em uma Alfabetização Científico-Tecnológica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., Campinas. Anais... Campinas, 2011.

RICARDO, E. C. Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar. Ciência & Ensino, v. 1, n. especial, p. 1-12, 2007.

SANTOS, P. G. F.; QUINATO, G. A. C.; OLIVEIRA, E. R. Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) em salas de aula de Educação de Jovens e Adultos (EJA): representações e cidadania. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., Campinas. Anais... Campinas, 2011.

SANTOS, I. C. G. M. M.; KATO, D. S. Limites e possibilidades do uso de situações problemas como recurso pedagógico: os temas controversos sócio científicos e as relações CTSA como perspectiva para o ensino de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., Águas de Lindoia. Anais... Águas de Lindoia, 2013.

SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v. 1, p. 1-12, 2007.

SANTOS, W. L. P. Educação CTS e Cidadania: Confluências e Diferenças. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 9, p. 49-62, 2012.

SILVA, L. F.; CARVALHO, L. M. A temática ambiental e as diferentes compreensões dos professores de física em formação inicial. Ciência & Educação, v. 18, n. 2, p. 369-383, 2012.

LUZ, R. S.; SANTANA, U. S.; MONTEIRO, A. S. S.; SANTOS, S. F. C.; CIRQUEIRA, J. S.; ALMEIDA, R. Concepções ambientais dos estudantes do curso de Licenciatura em Biologia da UFRB. Educação Ambiental em Ação, v. 60, p. 1-11, 2017.

SIQUEIRA-BATISTA, R.; MARIA-DA-SILVA, L.; SOUZA, R. R. M.; PIRES-DO-PRADO, H. J.; RÔÇAS, G.; OLIVEIRA, A. L. HELAYËL-NETO, J. A. Nanociência e nanotecnologia como temáticas para discussão de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Ciência & Educação, v. 16, n. 2, p. 479-490, 2010.

STRIEDER, R. B. Abordagens CTS na educação científica no Brasil: sentidos e perspectivas.Tese de Doutorado em Ciências/Ensino de Física - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

STRIEDER, R. B; KAWAMURA, M. R. D. Educação CTS: parâmetros e propósitos brasileiros. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 1, p. 27-56, 2017.

SOUZA, R. G.; BRITO, L. P. Controvérsias em experiências pedagógicas CTS/CTSA na formação inicial de professores de ciências: o que dizem algumas dissertações e teses brasileiras? Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 12, n. 23, p. 85-102, 2015.

SOUZA, A. C. N.; MESQUITA, D. W. O.; FARIAS, S. A. Reflexões e desafios acerca da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente na Educação em Ciências/Química na formação do cidadão. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., Águas de Lindoia. Anais... Águas de Lindoia, 2015.

TRÓPIA, G.; VIANA, F. E. C.; GUIMARÃES, A. Q. Análise de discurso ambiental e científico no recurso didático “Protocolo para avaliação da saúde de rios e lagoas”, utilizado em projetos de Educação Ambiental em Minas Gerais, Brasil: reflexões a partir do enfoque CTSA. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 8, n. 1, p. 76-87, 2013.

VASCONCELOS, M. M. N. A perspectiva crítica aproximando campos da educação ambiental e da educação em ciências. In: ENPEC, 4., Bauru. Anais... Bauru, 2003.

VILCHES, A.; GIL PÉREZ, D.; PRAIA, J. De CTS a CTSA: educação por um futuro sustentável. In: SANTOS, W. L. P.; AULER, D. (Orgs). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011.

Downloads

Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Artigos