A estratégia da modelagem didático-científica para a conceitualização do real no ensino de física: um estudo de caso com professores de ensino médio

Autores

  • Rafael Vasques Brandão Colégio de Aplicação, Universidade Federal do Rio Grande do Su
  • Ives Solano Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eliane Angela Veit Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-2406-3415

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p85

Resumo

Na pesquisa em Ensino de Física é praticamente consensual a relevância de estratégias didáticas que privilegiem uma reflexão crítica sobre os tópicos trabalhados em sala de aula. Com base em estudos anteriores, partiu-se da premissa de que um referencial teórico-metodológico promissor para esse fim é a “modelagem didático-científica”. Seu fundamento se apoia, sobretudo, na teoria dos campos conceituais de Vergnaud e na postura filosófica de Bunge sobre o processo de modelagem científica. Esse referencial foi empregado em uma disciplina obrigatória de um Mestrado Profissional, para dar sentido às formas predicativa e operatória do conhecimento acerca do processo de conceitualização de eventos físicos, com ênfase em modelagem computacional. Este estudo empírico, com enfoque qualitativo e propósito explanatório, permitiu coletar evidências de concepções, dificuldades e avanços na conceitualização do real por parte dos professores de Física do Ensino Médio matriculados nessa disciplina e, ainda, identificar possíveis invariantes operatórios utilizados por esses professores.

Biografia do Autor

Rafael Vasques Brandão, Colégio de Aplicação, Universidade Federal do Rio Grande do Su

Bacharel em Física Médica pela Pontifícia Universidade Católica/RS (1997), bacharel  (2002) e licenciado em Física (2005), mestre em Ensino de Física (2008) e Doutor em Ensino de Física (2012) pela Universidade Federal de Rio Grande. Desde de 2011, é professor efetivo do Departamento de Ciências Exatas e da Natureza do Colégio de Aplicação da UFRGS, sendo atualmente Diretor.  Coordena o Centro de Tecnologia Acadêmica Júnior que reúne estudantes da educação básica e superior em torno de tecnologias e recursos educacionais abertos e livres.

Ives Solano Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado e bacharel em Física pela Universidade Federal de Rio Grande (2000). Mestre (2002) e doutor (2005) em Física, na área de concentração Ensino de Física, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Harvard (EUA, 2009-2010). Professor Associado do Departamento de Física da UFRGS e editor da revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS atuando como professor e orientador de teses de doutorado e dissertações de mestrado. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – Nível 2 (Educação).

Eliane Angela Veit, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Física (1975), mestre em Física (1979) e doutora em Ciências (1981) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de British Columbia (Canadá, 1982-1984). Professora Titular do Departamento de Física da UFRGS e editora adjunta da revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI). Membro do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS atuando como professora e orientadora de teses de doutorado e dissertações de mestrado.

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Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Artigos