Aprender com modelagem: relações entre modelagem (matemática) e processos criativos

Autores

  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Valderez Marina do Rosário Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p241

Resumo

Este artigo teórico objetiva apresentar uma proposta metodológica, construída a partir de uma pesquisa que analisou as relações entre os processos criativos de diferentes profissionais e procedimentos de modelagem (matemática). A proposta, chamada aprender com modelagem, toma por base as ideias teóricas de Rodney Bassanezi e Maria Salett Biembengut.  A pesquisa que originou este artigo foi realizada com 10 profissionais de diferentes ramos, seus resultados incentivaram a publicação dessa proposta teórica. Indicam-se caminhos para utilizar como prática pedagógica a modelagem, por meio do aprender com modelagem, na busca por desenvolver criatividade e comunicação, no intuito de valorar a cultura e o entorno do estudante. Como resultados apresentam-se as categorias: Intenção – escolha da temática a ser desenvolvida; Projeção – familiarização com o assunto, busca por subsídios; Criação – elaboração dos primeiros esboços e do ‘produto’ (modelo); Produto – validação e avaliação do modelo. Considerações e recomendações acerca da educação sugerem maneiras de utilizar o aprender com modelagem como alternativa pedagógica para qualquer ano de escolarização e disciplina.

Biografia do Autor

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (UESC).

Valderez Marina do Rosário Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Primeiro Grau (1977), graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Biologia (1980), mestrado em Educação (1998) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com atividades docentes no Curso de Pedagogia da Escola de Humanidades. É professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Escola de Humanidades) e em Educação em Ciências e Matemática (Escola de Ciências). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: educar pela pesquisa, ciências, feiras e clubes de Ciências, educação e avaliação, formação continuada de professores.

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Publicado

2019-11-29

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Artigos