Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências: linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade”

Autores

  • António Cachapuz Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal
  • Fátima Paixão Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
  • J. Bernardino Lopes Departamento de Física, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal
  • Cecília Guerra Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal

Resumo

Neste artigo apresenta-se parte de um estudo mais amplo que pretende contribuir para uma melhor compreensão do estado da arte da pesquisa em Educação em Ciência através da análise crítica dos artigos mais citados, publicados ao longo de uma década (1993-2002), em três das revistas de maior circulação internacional. Evidencia-se como evoluíram as principais linhas de pesquisa, sendo possível realçar uma tendência para o enfraquecimento de linhas centradas na Psicologia da Educação, como a aprendizagem de conceitos, e para o fortalecimento de linhas centradas na Filosofia e Sociologia da Ciência e em abordagens multidisciplinares. O caso da linha CTS é disso um bom exemplo, pelo que induziu uma análise mais pormenorizada.

Biografia do Autor

António Cachapuz, Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal

Professor catedrático da Universidade de Aveiro (UA), Portugal; graduação e pós-graduação em Química (França) e PhD em Educação em Química (Reino Unido, 1984); coordenador do centro de pesquisa CIDTFF/UA (desde 1995); parecerista de projectos da União Europeia, de projectos nacionais e de cooperação internacional (incluindo FAPESP e CAPES); interesses em Didáctica das Ciências/Química e Filosofia da Ciência; membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal (desde 2002).

Fátima Paixão, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal

Professora coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal; doutorada em Didáctica das Ciências (1999); interesses em Didáctica das Ciências e também História e Filosofia da Ciência; membro do CIDTFF/UA.

J. Bernardino Lopes, Departamento de Física, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal

Professor associado da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD); doutorado em Didáctica da Física 1999; Coordenador da Pós-graduação em Ciências Físicas/UTAD; interesses em Ciências Físicas; membro do CIDTFF/UA.

Cecília Guerra, Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal

Doutoranda na Universidade de Aveiro; licenciada em Biologia e Geologia e mestre em Comunicação e Educação em Ciência; membro do CIDTFF/UA.

Downloads

Publicado

2008-03-01

Edição

Seção

Artigos