Discussões éticas em modelagem matemática

Autores

  • Uálace Santana de Melo
  • Marcelo Leon Caffé de Oliveira

Resumo

Neste artigo apresentamos a definição de discussões éticas e sua ocorrência em uma atividade de modelagem matemática. Utilizando dados qualitativos, coletados através da observação (usando gravação) de um grupo de alunos de uma escola pública em Feira de Santana-Bahia, concluímos que as discussões éticas, nesta atividade, apareceram como discussões paralelas e que sua ocorrência dependeu do incentivo do professor.

Biografia do Autor

Uálace Santana de Melo

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), foi bolsista de iniciação científica, participando de um projeto envolvendo modelagem matemática na Educação Matemática, é professor da Educação Básica na rede estadual de ensino na cidade de Ipirá-Ba.

Marcelo Leon Caffé de Oliveira

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal da
Bahia (UFBA), Especialista em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É professor da Educação Básica na rede municipal de Feira de Santana-Bahia e Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana. É membro do Núcleo de Pesquisas em Modelagem Matemática (NUPEMM) e do Grupo
Colaborativo em Modelagem Matemática (GCMM) ambos sediados na UEFS.

Downloads

Publicado

2009-07-01