A formação de professores enunciada pela pesquisa na área de educação em Ciências

Autores

  • Iône Inês Pinsson Slongo Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).
  • Nadir Castilho Delizoicov Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).
  • Jéssica Menezes Rosset

Resumo

Este trabalho tem como foco a pesquisa sobre formação de professores. Inicialmente, realiza uma revisão de estudos que tomam como objeto de análise a pesquisa sobre formação de professores no Brasil e em outros países. Na sequência, apresenta resultados de um estudo exploratório que analisou a produção acadêmica sobre formação de professores de Ciências Naturais, publicada nas atas do Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC), particularmente nas seções de comunicações orais. No foco do estudo, estiveram a frequência da pesquisa, as instituições de ensino superior ligadas à sua produção, as áreas de origem, os níveis de ensino, os sujeitos envolvidos e a modalidade de formação abordada. O objetivo do estudo foi analisar características da pesquisa sobre formação de professores difundida em uma década de ocorrência do evento. A partir do agrupamento dos trabalhos em duas categorias, pesquisa sobre formação inicial e pesquisa sobre formação continuada de professores, foi possível inferir que essa produção recebeu significativa influência do movimento de valorização da formação e da profissionalização dos professores, movimento oriundo de diferentes países, a partir de 1990.

Biografia do Autor

Iône Inês Pinsson Slongo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Possui doutorado em Educação: ensino de ciências naturais, pela UFSC (2004). Atualmente é professora da área de Ciências Humanas e Jurídicas da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Nadir Castilho Delizoicov, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Doutora em Educação: ensino de ciências naturais, pela
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou como professora no Curso de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) do qual
foi coordenadora por dois anos e meio. Atualmente é professora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Jéssica Menezes Rosset

É licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Downloads

Publicado

2010-11-01

Edição

Seção

Artigos