A formação de professores enunciada pela pesquisa na área de educação em Ciências
Resumo
Este trabalho tem como foco a pesquisa sobre formação de professores. Inicialmente, realiza uma revisão de estudos que tomam como objeto de análise a pesquisa sobre formação de professores no Brasil e em outros países. Na sequência, apresenta resultados de um estudo exploratório que analisou a produção acadêmica sobre formação de professores de Ciências Naturais, publicada nas atas do Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC), particularmente nas seções de comunicações orais. No foco do estudo, estiveram a frequência da pesquisa, as instituições de ensino superior ligadas à sua produção, as áreas de origem, os níveis de ensino, os sujeitos envolvidos e a modalidade de formação abordada. O objetivo do estudo foi analisar características da pesquisa sobre formação de professores difundida em uma década de ocorrência do evento. A partir do agrupamento dos trabalhos em duas categorias, pesquisa sobre formação inicial e pesquisa sobre formação continuada de professores, foi possível inferir que essa produção recebeu significativa influência do movimento de valorização da formação e da profissionalização dos professores, movimento oriundo de diferentes países, a partir de 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY