Educação Ambiental e Fisiologia Humana: compreensões e práticas de professores de biologia

Autores

  • Izabelle Maria Nascimento de Rezende Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Anderson da Silva Coutinho Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Monica Lopes Folena Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

Considerando o caráter transversal e contínuo da Educação Ambiental (EA) no ensino formal, e, compreendendo o estudo do homem como um tema da Biologia que possibilita articular todos os assuntos desta disciplina para compreender a percepção das relações homem-ambiente; propomos uma investigação sobre a abordagem da EA na Fisiologia Humana. A pesquisa objetiva analisar como a EA é abordada na Fisiologia Humana no Ensino Médio. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário semi-estruturado. O estudo das respostas foi realizado através da análise de conteúdo sob a perspectiva qualitativa. Os professores relataram que o ensino da Fisiologia Humana pode ser atrelado à EA, possibilitando ao estudante uma formação para cidadania e para responsabilidade socioambiental. A pesquisa foi um necessário momento de reflexão e reformulação das concepções da relação entre EA e Fisiologia Humana e da prática docente da EA na Biologia. 

Biografia do Autor

Izabelle Maria Nascimento de Rezende, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é professora na rede privada de ensino de Pernambuco e desenvolve pesquisas na área de Educação Ambiental e Ensino de Biologia. Foi integrante bolsista de dezembro de 2010 a maio de 2013 do Programa de Educação Tutorial (PET) em Ecologia e Conservação da mesma instituição. Em 2010 participou de um projeto de extensão universitária na área de reciclagem de resíduos sólidos e Educação Ambiental. E, de 2009 a 2010, exerceu a docência na rede privada de ensino no Estado de Pernambuco. Áreas de atuação: prática docente, ensino de ciências e biologia em espaços formais e não-formais e educação ambiental. 

Anderson da Silva Coutinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é professor na rede privada de ensino do estado de Pernambuco e desenvolve pesquisas na área de Ensino de Ciências e Biologia. Foi integrante bolsista de dezembro de 2010 a maio de 2013 do Programa de Educação Tutorial (PET) em Ecologia e Conservação da mesma instituição. E, de 2009 a 2010, participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UFRPE. Áreas de atuação: prática docente, ensino de ciências e biologia em espaços formais e não-formais, avaliação da aprendizagem e educação ambiental. 

Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciada em Ciências Biológicas e Bacharel em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992). Pós-graduada em Metodologia do Ensino e em Metodologia do Ensino Superior pela FIFASUL (1994, 1995) e em Educação, Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2004). Mestre em Ensino das Ciências pela UFRPE. Doutora em Educação pela UFPE. Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atua nos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Ciências Biológicas. Faz parte do Núcleo de Estudos em Formação de Professores e Prática Pedagógica (UFRPE), da Cátedra Paulo Freire (UFPE) e do Centro Paulo Freire (UFPE). Áreas de atuação: formação de professores, prática pedagógica, ensino de ciências e biologia e educação ambiental.

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Publicado

2013-10-30

Edição

Seção

Artigos