A Leitura Por Alunos do Ensino Médio de Um Texto Considerado de Alto Grau de Dificuldade

Autores

  • André Coelho da Silva UNICAMP
  • Maria José P. M. de Almeida UNICAMP

Resumo

Considerando resultados de estudos realizados sobre a leitura de divulgação científica (DC) no ensino básico de física/ciências e tomando como apoio teórico-metodológico noções da Análise de Discurso em sua vertente iniciada por Pêcheux, procuramos responder duas questões: como se dá o funcionamento de um texto de DC que consideramos com alto grau de dificuldade se ele for trabalhado sem modificações? E: o possível interesse dos estudantes pela leitura de textos de DC se deve mais ao tema discutido no texto ou ao tipo de linguagem com que foi produzido? As análises de informações coletadas junto a estudantes do Ensino Médio após o desenvolvimento de uma atividade de leitura de DC sugerem, entre outras coisas, que encontrar muitas dificuldades na interpretação de um texto pode desencorajá-los pelo estudo de um tema que lhes interessava e que mesmo textos de DC podem ser pouco acessíveis a alunos desse nível de ensino.

Biografia do Autor

André Coelho da Silva, UNICAMP

é licenciado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e doutorando em Educação nessa mesma instituição. Lecionou física em escolas de ensino médio da rede estadual paulista e tem trabalhado em escolas técnicas federais. Principais focos de pesquisa: leitura no ensino de física e inserção de física moderna e contemporânea no ensino médio. 

Maria José P. M. de Almeida, UNICAMP

é professora dos Programas de Pós-graduação em Educação e em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenadora do grupo de estudo e pesquisa em Ciência e Ensino (gepCE). Atua na área de Ensino de Ciências, principalmente em: Ensino de Ciências/Física e Linguagens; Formação de Professores e Ensino e Práticas Culturais. É Livre Docente e Titular em Metodologia de Ensino: Física, pela Unicamp. Foi editora do jornal Impresso Ciência & Ensino (Unicamp) de 1996 a 2004 e é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. 

Downloads

Publicado

2014-05-15

Edição

Seção

Artigos