A Conceituação Científica nas Relações Entre a Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências por Investigação

Autores

  • Ana Paula Solino Universidade de São Paulo
  • Simoni Tormöhlen Gehlen Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo

O presente estudo investiga possíveis contribuições da conceituação científica no contexto de uma proposta didático-pedagógica de Ciências/Física baseada nas relações entre a Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências por Investigação. Organizou-se a proposta com base no tema “Rio Cachoeira: que água é essa?”, na disciplina de Ciências, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Itabuna-BA, em que as atividades foram desenvolvidas com base nos Momentos Pedagógicos. Os registros foram obtidos por meio de diário, gravações em áudio e produções dos alunos e analisados pela Análise Textual Discursiva, a partir da categoria a priori da conceituação científica. Dentre os resultados, constatou-se que: as interlocuções entre a perspectiva freireana e o ENCI potencializaram a aprendizagem dos alunos, uma vez que os mesmos se apropriaram de algumas palavras representativas de conceitos físicos com base em um problema local, assim como as atividades do ENCI contribuíram para a sistematização do conhecimento científico no contexto dos Momentos Pedagógicos. 

Biografia do Autor

Ana Paula Solino, Universidade de São Paulo

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2011) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2013). Atualmente cursa o doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Participa do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física (LaPEF –FEUSP), coordenado pela Profa. Dra. Anna Maria Pessoa de Carvalho e a Profa. Dra. Lúcia Helena Sasseron, e é integrante do Grupo de Estudos em Abordagem Temática no Ensino de Ciências (GEATEC/UESC), coordenado pela Profa. Dra. Simoni T. Gehlen. Pesquisa na área de Educação Científica, em especial nos seguintes temas: Ensino de Ciências/Física para os Anos Iniciais, Ensino de Ciências por Investigação e Abordagem Temática. 

Simoni Tormöhlen Gehlen, Universidade Estadual de Santa Cruz

possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Educação nas Ciências (2007) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina –UFSC (2009). Atualmente é professora do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Santa Cruz –UESC e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências desta universidade. É professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Tem experiência na área de ensino de Ciências, com ênfase em didática e inovações curriculares. Pesquisa e orienta estudos nos seguintes temas: Ensino de Ciências/Física, aproximações entre as ideias de Lev Vygotsky e Paulo Freire, Situação de Estudo, Abordagem Temática. 

Downloads

Publicado

2014-05-15

Edição

Seção

Artigos