Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Biotemas visa publicar manuscritos em todas as subáreas das Ciências Biológicas e tem como público-alvo pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação.

Submissões em áreas relacionadas (Ciências Agrárias, Veterinárias, da Saúde, entre outras) só serão aceitas na medida em que se relacionarem diretamente com a prática ou teoria das Ciências Biológicas. Submissões na área de Educação não são aceitas.

A revista está reforçando seu foco na área de Ciências Biológicas. Assim, os artigos publicados antes de 2013 nas áreas relacionadas citadas anteriormente podem não refletir o escopo atual da revista.

Caso os autores tenham dúvidas a cerca do enquadramento do tema de seu manuscrito ao escopo da revista, recomendamos, fortemente, que façam consulta prévia, através do endereço <biotemas@ccb.ufsc.br>.

 

Políticas de Seção

Editorial

A Presidência da Comissão Editorial proporá este tipo de seção sempre que se justificar.

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Serão aceitos manuscritos originais de pesquisa, empírica ou teórica, nas áreas previstas na linha editorial da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Comunicações Breves

Serão aceitos manuscritos originais de pesquisa, empírica ou teórica, nas áreas previstas na linha editorial da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Serão aceitas resenhas sobre obras (livros, filmes, sites) nas áreas previstas na linha editorial da revista.

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Cada manuscrito é submetido à avaliação de ao menos dois consultores na área do mesmo. O tempo médio de avaliação é de 45 dias. Os avaliadores ad hoc são Doutores, Mestres ou Especialistas de reconhecido saber na área dos manuscritos. A avaliação é cega. Para determinadas áreas, o manuscrito passa pela avaliação prévia de um Editor de Área especializado.

 

Periodicidade

Trimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Preservação digital

Biotemas se preocupa com o acesso ao conteúdo a longo prazo. Caso ocorra algum sinistro nos servidores, os arquivos digitais da revista estão preservados na Rede Cariniana, que utiliza o programa LOCKSS. O LOCKSS cria um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, o qual permite que elas criem  arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

 

Qualis CAPES

Algumas áreas do conhecimento não foram atualizadas, em 2016, no sistema Qualis CAPES. 

BIODIVERSIDADE C

CIÊNCIAS AGRÁRIAS I B5

CIÊNCIAS AMBIENTAIS B4

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II C

FARMÁCIA C

MEDICINA VETERINÁRIA B4

PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA B1

Para maiores informações consulte o site do Qualis CAPES