Reprodução da exótica rã-touro Lithobates catesbeianus (Shaw, 1802) (Amphibia, Anura, Ranidae) em riachos de Mata Atlântica no estado de Minas Gerais, Brasil

Autores

  • Lilian Gomes Afonso Centro Universitário Una
  • Rodolfo Carvalho
  • Fernando Morais dos Santos
  • Ana Carolina Ballesteros Coelho
  • André Lincoln Barroso de Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n3p85

Resumo

A reprodução da exótica rã-touro Lithobates catesbeianus foi estudada bimestralmente de janeiro a dezembro de 2005 e 2006 analisando-se girinos, imagos e vocalização de adultos em três riachos localizados no município de Vieiras, estado de Minas Gerais, Brasil. Os girinos foram classificados nas fases de desenvolvimento G1 (sem patas), G2 (com patas traseiras), G3 (com patas dianteiras e traseiras), I (imago) e calcularam-se suas frequências absoluta e relativa por bimestre e por riacho. Os resultados mostraram que nos bimestres mais quentes houve maior proporção de girinos G1, G2 e G3 nos riachos Santo Antônio e Chato e G1, G3 e I no riacho Gavião. Girinos nas fases G1 e G2 predominaram nos bimestres mais frios em todos os locais. Vocalizações de machos juntamente com maiores médias de temperatura da água e pluviometria foram registradas nos 3 riachos durante os bimestres mais quentes. Medidas devem ser adotadas para acabar com os animais introduzidos e evitar novas re-introduções na região, tais como: (1) cercar os recintos onde adultos se localizam; (2) colocar telas protetoras nos canos efluentes que liberam água dos tanques diretamente nos riachos, (3) promover esclarecimentos para as pessoas que trabalham nas pisciculturas ornamentais sobre a problemática das invasões biológicas.

Biografia do Autor

Lilian Gomes Afonso, Centro Universitário Una

Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002) e mestrado no Programa de Pós Graduação em Zoologia de Vertebrados pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Atualmente é professora do Centro Universitário Una da disciplina Zoologia de Cordados I (peixes, anfíbios e répteis) e Evolução. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Zoologia de Vertebrados, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de anfíbios anuros.

Rodolfo Carvalho

Graduado em Ciências Biológicas-Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás. Mestrando em Educação em Ciências e Matemática pela UFG (2008). Atualmente, concursado como técnico em assuntos educacionais do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e professor concursado na área de Biologia da rede estadual de ensino da cidade de Goiânia. Experiência na área de: Morfologia; Jogos no Ensino de Biologia; Morfometria; Bioestatística; Educação em Ciências e Matemática com enfâse na Formação de Professores.

André Lincoln Barroso de Magalhães

Possui mestrado em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e atualmente é Doutorando em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professor substituto na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) de 1999 a 2003 e é professor do Centro Universitário UNA de 2005 até a presente data lecionando Biologia da Conservação para o curso de Ciências Biológicas e para a Pós-Graduação em Análise Ambiental. Tem experiência na área de Biologia Celular, com ênfase em reprodução de peixes exóticos. Também tem experiência na área de Biologia da Conservação com ênfase na problemática ambiental provocada por peixes exóticos nas bacias hidrográficas do estado de Minas Gerais, atuando principalmente nos seguintes temas: peixes não-nativos, Lepomis gibbosus, rio Doce, reprodução, Cichla ocellaris, rio São Francisco, Oncorhynchus mykiss, bacia do rio Grande, Pólo de piscicultura ornamental de Muriaé/Minas Gerais, peixes ornamentais exóticos, Poecilia reticulata, Xiphophorus hellerii, Danio rerio, Puntius conchonius, bacia do rio Paraíba do Sul.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos