Keratella lenzi (Hauer, 1953): a new occurrence for Acre State, Brazil, specifically in Igarapé Jesumira located in Parque Nacional da Serra do Divisor

Autores

  • Erlei Cassiano Keppeler Universidade Federal do Acre, Campus de Cruzeiro do Sul
  • Enevaldo Souza da Silva Universidade Federal do Acre, Campus Floresta em Cruzeiro do Sul
  • Rodrigo Medeiros de Souza Universidade Federal do Acre
  • Erisson Alencar de Oliveira Universidade Federal do Acre, Departamento de Ciências da Natureza
  • Andrealis Santos de Souza Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovaveis IBAMA de Cruzeiro do Sul - Acre
  • Fernanda Portela Madeira Universidade Federal do Acre, Campus Floresta em Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n2p219

Resumo

Keratella lenzi (Hauer, 1953): uma nova ocorrência no estado do Acre, Brasil, especificamente no Igarapé Jesumira localizado no Parque Nacional da Serra do Divisor. Rotíferos são importantes componentes do plâncton de águas continentais e, ocupam o nicho ecológico de pequenos filtradores. A ampla distribuição deste grupo em planícies de inundação deve-se ao fato de sua tolerância às mudanças ambientais, causadas especialmente pelas águas altas e, por conseguinte diversificação dos nichos. Todavia, a biodiversidade destes ambientes ainda é desconhecida, especialmente no Noroeste do Estado do Acre. Os organismos foram coletados usando rede de plâncton com malha de abertura de 50?m e, conservados em solução de formol a concentração de 4%. Este trabalho registrou a primeira ocorrência de Keratella lenzi no Estado do Acre, identificada nas amostras de plâncton do Igarapé Jesumira (7º28’10,2”S e 73º33’54,6”).

Biografia do Autor

Erlei Cassiano Keppeler, Universidade Federal do Acre, Campus de Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Acre (1994), Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Acre (1999) e Doutorado em Aqüicultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Acre, onde ministra as disciplinas Introdução à Limnologia e Planejamento regional de Àreas de Recreação. Supervisiona bolsistas de iniciação científica, extensão e concludente de cursos. Quanto à Pós-Graduação, é credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais da Universidade Federal do Acre. Atualmente, é membro da Comissão de Implantação do Instituto da Biodiversidade.

Enevaldo Souza da Silva, Universidade Federal do Acre, Campus Floresta em Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Acre, Campus Floresta (2010). Tenho como preferência atuação em áreas ambientais, voltada a limnológia. Bolsista de iniciação científica CNPQ. Monitor em aulas práticas de Biologia de Campo da Universidade Federal do Acre, Campus Floresta.

Rodrigo Medeiros de Souza, Universidade Federal do Acre

Prof. Rodrigo Medeiros de Souza possui Especialização em Gestão em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2009), Especialização em Microbiologia Clínica pelo CFF (2009), graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), com Habilitação em Bioquímica-Análises Clínicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Possui também graduação em Tecnologia em Informática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é professor auxiliar da Universidade Federal do Acre nas disciplinas de Farmacologia, Parasitologia, Imunologia, Microbiologia, Plantas Medicinais da Amazônia e Informática em Saúde e está inserido na Base de Pesquisa de Saúde da Floresta da Universidade Federal do Acre, Campus Floresta - Cruzeiro do Sul.

Erisson Alencar de Oliveira, Universidade Federal do Acre, Departamento de Ciências da Natureza

Graduado em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal do Acre (2009). Iniciou o curso em 2005 e no ano subsequente começou a monitorar disciplinas de bioquímicas para turmas de seu curso, engenharia florestal e enfermagem. Já em 2007 ingressou na iniciação científica na área de limnologia onde enfocou a associação da malária e o zooplâncton, trabalhou em estagios no setor de endemias. E cocluiu o curso louvando a aprovação de seu TCC sobre o metabolismo do protozoário do gênero Plamodium.

Andrealis Santos de Souza, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovaveis IBAMA de Cruzeiro do Sul - Acre

Atualmente sou Estagiário do escritório regional do Instituto Chico Mendes para Biodiversidade ICMBio e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovaveis IBAMA de Cruzeiro do Sul - Acre.

Downloads

Publicado

2010-04-08

Edição

Seção

Artigos