Censo e caracterização fenotípica de suínos de grupos genéticos naturalizados brasileiros existentes no Estado da Paraíba.

Autores

  • Aderbal Cavalcante Neto Departamento de Zootecnia – UNESP
  • Ludmila da Paz Gomes da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Norma Ribeiro UFRPE, Recife/PE
  • Jeffrey Frederico Lui Departamento de Zootecnia – UNESP
  • Julicelly Gomes Barbosa Universidade Federal da Paraíba
  • Silvia Tereza Ribeiro Castro Embrapa – Cenargen
  • Gesseraldo José Gico de Souza Chefe do SSA/SECAG/DAS/Paraíba

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo fazer um censo dos grupos genéticos de suínos nativos remanescentes existentes no Estado da Paraíba. Foram aplicados questionários para a identificação das “raças” através de seus descritores maiores (cor da pelagem, presença de cerdas, tipo de orelha e tipo de perfil). Apenas trinta e nove criatórios continham suínos nativos, totalizando 56 animais, em que o Piau representa 28,57% do total avaliado. Outras “raças” identificadas foram a Mouro (n=8; 14,29%), Baé (n=4; 7,14%) e Canastrão (n=2; 3,57%). O maior número dos animais avaliados (n=26; 46,42%) foi classifi cado como sem “raça” definida (SRD). Isto é indicativo do acelerado processo de diluição genética a que estão submetidos esses animais, fruto dos cruzamentos desordenados entre si e com raças exóticas introduzidas de outros países.

Biografia do Autor

Aderbal Cavalcante Neto, Departamento de Zootecnia – UNESP

Possui Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba e Mestrado em Genética e Melhoramento Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Ludmila da Paz Gomes da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba, Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal da Paraíba.

Mais informações no Currículo Lattes.

Maria Norma Ribeiro, UFRPE, Recife/PE

Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco na área de Melhoramento e Conservação de Recursos Genéticos de Animais Domésticos. Graduada em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Especialista em Conservação de Recursos Genéticos Animais, pela Universidade de Córdoba, na Espanha. Atualmente é professora associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Membro da diretoria da International Goat Association. Coordenadora da Rede de Pequenos Ruminantes na América do Sul. Membro do Comitê Assessor Externo do Centro Nacional de Pesquisas com Caprinos (CNPC) e Pesquisadora Associada do Instituto do Semi-árido (INSA).

Mais informações no Currículo Lattes.

Jeffrey Frederico Lui, Departamento de Zootecnia – UNESP

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor doutor junto ao Departamento de Zootecnia da FCAV de Jaboticabal da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Julicelly Gomes Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba e Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba na área de Produção Animal, linha de pesquisa Avaliação em Qualidade de Produtos de Origem Animal.

Mais informações no Currículo Lattes.

Silvia Tereza Ribeiro Castro, Embrapa – Cenargen

Doutora em Biologia Animal - UnB, Mestre em Reprodução Animal - UFMG e Graduada em Medicina Veterinária - UEMA. É pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Comunicações Breves