Reproductive behaviour repertoire of semi-captive lowland tapir Tapirus terrestris (Linnaeus, 1758).

Autores

  • Marcos A. Tortato Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiz Gustavo R. Oliveira-Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luisa Brusius Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria José Hotzel Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Comportamento reprodutivo de antas, Tapirus terrestris (Linnaeus, 1758), em semi-cativeiro. O comportamento reprodutivo de cinco machos e duas fêmeas antas (Tapirus terrestris (Linnaeus, 1758) em semi-cativeiro foi investigado ininterruptamente por dois anos. Os animais estavam numa área cercada de 160ha, no Estado de Santa Catarina, sul do Brasil. Os dados foram coletados sempre que um animal exibisse comportamento reprodutivo. Sete comportamentos observados em 11 eventos reprodutivos foram divididos em três categorias: corte, cópula e pós-cópula. As antas apresentaram padrões comportamentais reprodutivos estereotipados. Nenhum tipo de vocalização detectável foi registrado durante o período. A atividade reprodutiva iniciou na segunda metade de julho até a metade de outubro, nos dois anos de observação, sugerindo a existência de uma estação reprodutiva. Além disso, houve dois nascimentos após gestações esperadas de cópulas registradas.

Biografia do Autor

Marcos A. Tortato, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestrado em Ecologia Conservação pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é sócio da empresa TIGRINUS Equipamentos para Pesquisa Ltda., cooperado da CAIPORA Cooperativa Para Conservação da Natureza e pesquisador associado da EMBRAPA FLORESTAS.

Mais informações no Currículo Lattes.

Luiz Gustavo R. Oliveira-Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Formado em Ciências Biológicas nas modalidades Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutorando e bolsista do Programa de Pós-graduação em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mais informações no Currículo Lattes.

Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutorado em Ciência Animal - University Of Guelph, e Pós-doutorado em Bem-estar animal - University of British Columbia. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-gradução em Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina, professor associado II da mesma Universidade, onde leciona na graduação e na pós-graduação. Coordena o Laboratório de Etologia Aplicada da UFSC, membro do Conselho Editorial da Applied Animal Behaviour Science de 2002-2008.

Mais informações no Currículo Lattes.

Luisa Brusius, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Maria José Hotzel, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Ciência Animal - The University of Western Australia. Atualmente é professora classe adjunto, da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Etologia Aplicada e Bem-Estar Animal.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Comunicações Breves