Caracterização morfológica da região intercaruncular uterina de vacas e búfalas gestantes

Autores

  • Rodrigo da Silva Marques Faculdade de Zootecnia do Campus Dracena-UNESP
  • Mirella Vulcano Faculdade de Zootecnia do Campus Dracena-UNESP
  • Susana M. M. Cazerta Faculdade de Zootecnia do Campus Dracena-UNESP
  • Maria Angélica Miglino Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP
  • Antônio Chaves de Assis Neto Faculdade de Zootecnia do Campus Dracena-UNESP
  • Flávia Thomaz Verechia Pereira Faculdade de Zootecnia do Campus Dracena-UNESP

Resumo

As regiões glandulares denominadas intercarunculares foram encontradas entre as carúnculas uterinas no útero gestante de ruminantes. As glândulas endometriais desempenham importante função de transferência de substâncias da mãe para o feto, incluindo o ferro. Sendo assim, tivemos por objetivo caracterizar estas regiões intercarunculares do útero gestante de vacas zebuínas e búfalas. Amostras destas mesmas regiões de vacas zebuínas (n=57) e búfalas (n=30), em vários estágios de gestação, foram fixadas em solução aquosa de formaldeído a 10% e paraformaldeído a 4% em PBS, processadas e coradas para microscopia de luz, para caracterizar a morfologia e histoquímica (reações de Perl's, PAS e fosfatase ácida), para confirmar a transferência de ferro. A região intercaruncular situou-se entre as carúnculas uterinas e foi composta pelo endométrio, miométrio e perimétrio altamente vascularizado. As glândulas endometriais eram constituídas por epitélio prismático simples e reagiram positivamente ao ferro férrico (reação de Perl’s), à enzima fosfatase ácida e à reação do PAS. Analisados conjuntamente, os presentes resultados sustentam a hipótese de que as glândulas endometriais são sítios importantes de secreção e transferência de substâncias da mãe, implicadas na nutrição histiotrófica dos fetos de ruminantes, principalmente as proteínas que agem como enzimas, carreadores de moléculas para hormônios, vitaminas e minerais e como moléculas sinalizadoras do reconhecimento da gestação.

Biografia do Autor

Mirella Vulcano, Faculdade de Zootecnia do Campus Dracena-UNESP

Concluinte do curso de Zootecnia pela Unesp, Campus de Dracena.

Mais informações no Currículo Lattes.

Susana M. M. Cazerta, Faculdade de Zootecnia do Campus Dracena-UNESP

Graduação em andamento em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP.

Mais informações no Currículo Lattes.

Maria Angélica Miglino, Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo, USP. Doutorado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo, USP. Atualmente é Professora titular da Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Antônio Chaves de Assis Neto, Faculdade de Zootecnia do Campus Dracena-UNESP

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Piauí, Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado pela University of California/Department Reproduction and Heath Population - UCDavis - EUA. Atualmente é Professor Doutor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, Membro da Comissão do Programa de Pós-graduação em Anatomia dos Animais Domésticos da FMVZ/USP e revisor das revistas científicas Reproduction Domestics Animal, PVB e Ciência Rural e parecerista ad hoc FAPESP.

Mais informações no Currículo Lattes.

Flávia Thomaz Verechia Pereira, Faculdade de Zootecnia do Campus Dracena-UNESP

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Fundação de Ensino Octávio Bastos, Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp Campus de Dracena; membro do Comitê Científico da Prope, área de Biológicas, Reitoria Unesp, SP; assessor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo entre outras.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos