Nota sobre a coleção herpetológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Autores

  • Tobias Saraiva Kunz
  • Ivo Rohling Ghizoni-Jr Caipora Cooperativa
  • Walter Luis Alves dos Santos Depto. Ecologia e Zoologia, Centro de Ciências Biológicas, UFSC
  • Paulo Afonso Hartmann Depto. de Ciências Rurais, Universidade Federal do Pampa

Resumo

Coleções científicas com representatividade regional são fontes relevantes para estudos ecológicos, taxonômicos, biogeográficos e de status de conservação das espécies. Cientes desta importância, apresentamos uma lista do material depositado na coleção herpetológica do Departamento de Ecologia e Zoologia (ECZ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo desta nota é tornar acessíveis as informações sobre o material depositado na coleção. Desde sua criação em 1982 até novembro de 2006, foram depositados representantes de 146 taxa (76 de répteis e 70 de anfíbios), perfazendo o total de 1889 exemplares. Em 2004 teve início uma revitalização da coleção, com a melhoria das condições de armazenamento e a revisão da identificação dos espécimes. Atualmente a coleção herpetológica está em fase inicial de informatização.

Biografia do Autor

Tobias Saraiva Kunz

Possui Graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mais informações no Currículo Lattes.

Ivo Rohling Ghizoni-Jr, Caipora Cooperativa

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) onde trabalhou com dinâmica de populacões de um roedor de savana amazônica.

Mais informações no Currículo Lattes.

Walter Luis Alves dos Santos, Depto. Ecologia e Zoologia, Centro de Ciências Biológicas, UFSC

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado e Doutorado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atua na Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Paulo Afonso Hartmann, Depto. de Ciências Rurais, Universidade Federal do Pampa

Biólogo formado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Possui Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Campus de Rio Claro. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, na área de Ecologia e Conservação.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Comunicações Breves