Immature mosquitoes (Diptera: Culicidae) on the bromeliad Nidularium innocentii in ombrophilous dense forest of Santa Catarina Island, Florianópolis, Santa Catarina State, southern Brazil.

Autores

  • Gerson Azulim Müller Centro de Ciências Biológicas, UFSC
  • Carlos Brisola Marcondes Centro de Ciências Biológicas, UFSC

Resumo

Mosquitos imaturos em Nidularium innocentii em floresta ombrófila densa na Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina Brasil. Formas imaturas de mosquitos (Diptera: Culicidae) foram coletadas por um ano em bromélias Nidularium innocentii var. paxianum em floresta ombrófila densa, na Ilha de Santa Catarina, Estado de Santa Catarina. Duzentos e onze mosquitos foram obtidos, sendo 37,44% Culex (Microculex) albipes, 19,91% Cx. (Mic.) davisi, 0,95% Anopheles (Kerteszia) cruzii e 0,47% Wyeomyia (Phoniomyia) tripartita. A correlação entre a quantidade de mosquitos e a temperatura média foi significativamente positiva, mas a correlação com a pluviosidade não o foi. A quantidade de anofelíneos coletados foi bem menor que a relatada em estudos anteriores na região. Mesmo considerando a pequena quantidade de anofelíneos coletados, a grande densidade de bromélias da espécie torna a planta digna de atenção como criadouro.

Biografia do Autor

Gerson Azulim Müller, Centro de Ciências Biológicas, UFSC

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná e está cursando o Doutorado na mesma instituição.

Mais informações no Currículo Lattes.

Carlos Brisola Marcondes, Centro de Ciências Biológicas, UFSC

Doutor em Entomologia pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor associado III da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos