Extrato etanólico de própolis sobre o ganho de peso, parâmetros de carcaça e pH cecal de coelhos em crescimento.

Autores

  • Rodrigo Dias Coloni Universidade Estadual Paulista – Departamento de Zootecnia
  • Jeffrey Frederico Lui Universidade Estadual Paulista – Departamento de Zootecnia
  • Edanir dos Santos Universidade Estadual Paulista – Departamento de Zootecnia
  • Aderbal Cavalcante Neto Universidade Estadual Paulista – Departamento de Zootecnia
  • Joseli Alves Ferreira Zanato Universidade Estadual Paulista – Departamento de Zootecnia
  • Ludmila da Paz Gomes da Silva Departamento de Zootecnia – Universidade Federal da Paraíba
  • Euclides Braga Malheiros Universidade Estadual Paulista – Departamento de Zootecnia

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito de diferentes doses de extrato etanólico de própolis (EEP) sobre o ganho de peso, parâmetros de carcaça e pH cecal de coelhos da raça Nova Zelândia Branca. Para isso, foram utilizados 40 coelhos, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, com 4 tratamentos e 10 repetições. Os tratamentos foram: Tratamento 1: ração de crescimento; Tratamento 2: ração de crescimento + 1,00ml de álcool etílico 70% (volume/volume); Tratamento 3: ração de crescimento + 0,8ml de EEP; e Tratamento 4: ração de crescimento + 1,5ml de EEP. As rações e a água foram fornecidas à vontade durante todo o experimento. Utilizando-se uma seringa de 2ml, era realizada a aplicação diária da solução etanólica de própolis e do álcool etílico nos animais por via oral de acordo com as respectivas quantidades. A adição do EEP resultou em ganho de peso, parâmetros de carcaça e pH cecal dos coelhos semelhantes aos que receberam as dietas com o álcool etílico e sem nenhum aditivo, com exceção do peso das patas, em que os coelhos que receberam o EEP apresentaram maiores pesos, e do aparelho gástrico, em que os coelhos que não receberam aditivo apresentaram maiores pesos.

Biografia do Autor

Rodrigo Dias Coloni, Universidade Estadual Paulista – Departamento de Zootecnia

Possui Mestrado em Zootecnia (Nutricao e Producao Animal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutorado na mesma instituição. Atualmente é técnico de apoio agropecuário - Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente.

Mais informações no Currículo Lattes.

Jeffrey Frederico Lui, Universidade Estadual Paulista – Departamento de Zootecnia

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor doutor junto ao Departamento de Zootecnia da FCAV de Jaboticabal da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Edanir dos Santos, Universidade Estadual Paulista – Departamento de Zootecnia

Possui Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia) [Rib. Preto] pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Toxicologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Aderbal Cavalcante Neto, Universidade Estadual Paulista – Departamento de Zootecnia

Possui Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba e Mestrado em Genética e Melhoramento Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Joseli Alves Ferreira Zanato, Universidade Estadual Paulista – Departamento de Zootecnia

Possui Graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Ludmila da Paz Gomes da Silva, Departamento de Zootecnia – Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba, Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal da Paraíba.

Mais informações no Currículo Lattes.

Euclides Braga Malheiros, Universidade Estadual Paulista – Departamento de Zootecnia

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Ciências da Computação e Estatística (São Carlos) pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica) pela Universidade de São Paulo. É professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde trabalha desde 1974.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos