Análise estrutural das glândulas genitais acessórias da preguiça de coleira (Bradypus torquatus, Illiger, 1811).

Autores

  • Daniele dos Santos Martins Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo
  • Jussara Rocha Ferreira Universidade de Brasília
  • Carlos Eduardo Ambrósio Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo
  • Rose Eli Azarias Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo
  • Vera Lúcia de Oliveira Reserva Zoobotânica – Matinha
  • Márcia Rita Fernandes Machado Universidade Estadual Paulista – Campus Jaboticabal
  • Maria Angélica Miglino Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo

Resumo

Os bichos-preguiça pertencem à classe Mammalia e ordem Xenarthra, apresentando desenhos corporais e hábitos de vida muito peculiares. Uma espécie em particular, a Bradypus torquatus integra a Lista de Animais Ameaçados. Portanto, este trabalho visa contribuir com o estudo da morfologia dos órgãos genitais masculinos da preguiça de coleira, pois não há descrições consistentes no atual estado da ciência que possibilitem conhecer a morfologia e fisiologia destes órgãos. Nesta pesquisa, foram utilizados seis machos de Bradypus torquatus, cedidos para o Laboratório de Anatomia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia/USP, pela Reserva Zoobotânica Matinha, Ilhéus/BA. Nos animais, canulou-se a artéria carótida comum, e o sistema arterial foi lavado com água a 40°C, para posterior injeção de solução aquosa de formaldeído a 10%. Os exemplares foram dissecados para observações macroscópicas e fragmentos de tecidos da vesícula seminal e próstata foram coletados e submetidos à análise em microscopia de luz. A preguiça de coleira apresenta duas glândulas genitais acessórias, a próstata e a vesícula seminal, sendo que através da histologia, a vesícula seminal segue o descrito para mamíferos, enquanto a próstata mostra um aspecto peculiar, dividindo-se em próstata muscular e próstata uretral.

Biografia do Autor

Daniele dos Santos Martins, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Fundação de Ensino Octávio Bastos, Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Jussara Rocha Ferreira, Universidade de Brasília

Graduada em Medicina Veterinária (UFG, 1973), Mestre em Biologia Celular (UFPR, 1983), Especialista em Técnicas Anatômicas (UFG, 1986), Doutora em Medicina Veterinária, área de concentração Anatomia dos Animais Domésticos (FMVZ/USP, 1997).

Mais informações no Currículo Lattes.

Carlos Eduardo Ambrósio, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo

Possui Graduação pela Faculdade de Medicina Veterinária da Fundação de Ensino Octávio Bastos - São João da Boa Vista, SP, Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - USP e Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - USP. Pós-doutorado junto ao Centro de Estudos do Genoma Humano Instituto de Biociências da USP entre abril/2005 a abril/2007. Atualmente é professor livre docente, do novo curso de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Márcia Rita Fernandes Machado, Universidade Estadual Paulista – Campus Jaboticabal

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Câmpus de Jaboticabal (FCAV - UNESP). Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal.

Mais informações no Currículo Lattes.

Maria Angélica Miglino, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo, USP. Doutorado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo, USP. Atualmente é Professora titular da Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos