Imunolocalização de receptores de progesterona nas células trofoblásticas binucleadas na placenta de búfalo (Bubalus bubalis).

Autores

  • Ana Flávia de Carvalho Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos
  • Celina Almeida Furlanetto Mançanares Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos
  • Flávia Thomaz Verechia Pereira Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Carlos Eduardo Ambrósio Universidade de São Paulo
  • Maria Angélica Miglino Universidade de São Paulo

Resumo

As células trofoblásticas binucleadas (CTBs) da placenta de búfalos (Bubalus bubalis), foram estudadas, com ênfase à presença de receptores de progesterona. Tecidos placentomais de 27 búfalas (2-10 meses de
prenhez) foram processados e embebidos em paraplast (Paraplast Embedding Media – Paraplast Plus) para localização de receptores de progesterona, utilizando-se a técnica de imunohistoquímica. A reação de imunohistoquímica para receptores de progesterona através de anticorpo monoclonal PgR Ab2 mostrou marcação de CTBs, células do epitélio e do estroma caruncular, e pericitos de vasos presentes nos placentônios ao longo de todo o período gestacional analisado. Os resultados indicam a produção de progesterona com ação autócrina e parácrina no crescimento, diferenciação e regulação funcional.

Biografia do Autor

Ana Flávia de Carvalho, Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos

Possui Graduação em Medicina Veterinária - Faculdades Integradas da Fundação de Ensino Octávio Bastos, Mestrado em Zootecnia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora titular e pesquisadora - Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos nos curso de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Enfermagem e Fisioterapia.

Mais informações no Currículo Lattes.

Celina Almeida Furlanetto Mançanares, Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade José do Rosário Vellano, Mestrado e Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo - USP.

Mais informações no Currículo Lattes.

Flávia Thomaz Verechia Pereira, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Fundação de Ensino Octávio Bastos, Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp Campus de Dracena.

Mais informações no Currículo Lattes.

Carlos Eduardo Ambrósio, Universidade de São Paulo

Possui Graduação pela Faculdade de Medicina Veterinária da Fundação de Ensino Octávio Bastos - São João da Boa Vista, SP, Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - USP e Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - USP. Pós-doutorado junto ao Centro de Estudos do Genoma Humano Instituto de Biociências da USP entre abril/2005 a abril/2007. Atualmente é professor livre docente, do novo curso de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Maria Angélica Miglino, Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo, USP. Doutorado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo, USP. Atualmente é Professora titular da Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos