Diversidade de artefatos da pesca artesanal marinha do Espírito Santo.

Autores

  • Ricardo de Freitas Netto Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF; Centro de Estudos em Ecossistemas Marinh
  • Ana Paula Madeira Di Beneditto Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF

Resumo

Durante o no ano de 2002 um levantamento da atividade de pesca foi conduzido nos 36 portos de pesca distribuídos ao longo das 10 Zonas Pesqueiras do litoral do Espírito Santo, sudeste do Brasil. O presente estudo  procurou descrever as modalidades de pesca praticadas ao longo de todo o litoral associando suas espéciesalvo e portos onde são empregadas. As artes de pesca registradas podem ser incluídas nas divisões das redes e das linhas. Dentro da divisão das redes foram registrados os seguintes agrupamentos: (i) arrastos; (ii) arrastos rebocados e; (iii) espera. em relação a divisão das linhas, os agrupamentos registrados foram: (i) espinhéis e (ii) linhas-de-mão. A divisão das redes apresentou o maior número de modalidades de pesca, dentre as quais se destaca a rede mexicano double rig como a única que está associada à pesca industrial. A grande variedade de artefatos pode ser atribuída a diversidade de espécies-alvo encontrada na região, assim como a instabilidade da atividade, levando o pescador a alternância de modalidades de pesca.

Biografia do Autor

Ricardo de Freitas Netto, Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF; Centro de Estudos em Ecossistemas Marinh

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais - UENF.

Mais informações no Currículo Lattes.

Ana Paula Madeira Di Beneditto, Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, Mestrado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e Doutorado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Atualmente é Professora Associada I da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos