Estudo anatômico do cerebelo do macaco-prego (Cebus apella Linnaeus, 1758).

Autores

  • Wilker Gléria de Oliveira Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo
  • Dulcinéa Gonçalves Teixeira Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo
  • Adriana Caroprezo Morini Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo
  • João Carlos Morini Junior Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo
  • Carlos Eduardo Ambrósio Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo
  • Daniele dos Santos Martins Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo
  • Luciana Relly Bertolini Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo
  • Maria Angélica Miglino Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo
  • Irvênia Luiza de Santis Prada Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo

Resumo

Considerando-se as importantes funções do cerebelo, no controle e manutenção do equilíbrio corporal e do tono muscular, bem como no estabelecimento da postura, harmonia e coordenação de movimentos, o presente trabalho tem a proposta de analisar no Cebus apella, macro e mesoscopicamente, a morfologia do seu cerebelo. Com isto, tem-se por objetivo o melhor conhecimento da morfologia macroscópica deste órgão, o que permite tecer comparações em relação a outros primatas não-humanos e animais domésticos. Foram utilizados 20 animais para análises, macroscópica e mesoscópica, fixados e conservados em solução aquosa de formaldeído 10%, pertencentes ao acervo do setor de anatomia Universidade Federal de Minas Gerais - MG. Após preparo de cada peça macroscopicamente, foram observados os hemisférios cerebelares, que se mostram pouco desenvolvidos em relação ao verme. No corpo do cerebelo, foram identificadas três porções: os lobos anterior, posterior e floculonodular. São bem evidentes as fissuras primária, horizontal, secundária, póstero-lateral, intraculminal e pós-clival. E menos evidentes a pré-central, pré-culminal, pré-piramidal e intra-biventre. Os cortes para análise dos aspectos morfológicos internos, foram efetuados segundo os planos mediano e horizontal, com espessura, de 2 a 3mm, sendo corados pela solução de Mulligan. A morfologia evidenciada é descrita com detalhes, comparando- se os dados obtidos com os da literatura consultada.

Biografia do Autor

Wilker Gléria de Oliveira, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia e Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor de Ensino Médio e Fundamental II da Escola de Educação Básica e Educação Profissional Irum Curumim e Professor de Ensino Fundamental II - Colégio Soares Ouro Branco.

Mais informações no Currículo Lattes.

Dulcinéa Gonçalves Teixeira, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Farmácia Bioquimica pela Faculdade de Farmácia de Patos de Minas do Centro Universitário de Patos de Minas, Mestrado em Anatomia de Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Anatomia de Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo. Atualmente é avaliadora de Residências Multiprofssionais e em Àrea da Saúde pelos Ministérios da Educação e Saúde e também Professora Adjunta II ao departamento de Anatomia Humana do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM.

Mais informações no Currículo Lattes.

Adriana Caroprezo Morini, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Medicina Veterinária pelas Faculdades Integradas Fundação de Ensino Octávio Bastos. É Mestre e Doutora em Ciências, pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

João Carlos Morini Junior, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Engenharia Agronômica pelo Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal e Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisador da Universidade de São Paulo, colaborador - Unesp - Campus Experimental de Dracena.

Mais informações no Currículo Lattes.

Carlos Eduardo Ambrósio, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo

Possui Graduação pela Faculdade de Medicina Veterinária da Fundação de Ensino Octávio Bastos - São João da Boa Vista, SP, Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - USP e Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - USP. Pós-doutorado junto ao Centro de Estudos do Genoma Humano Instituto de Biociências da USP entre abril/2005 a abril/2007. Atualmente é professor livre docente, do novo curso de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Daniele dos Santos Martins, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Fundação de Ensino Octávio Bastos, Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Luciana Relly Bertolini, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorado em Genetica pela University of California (UC Davis), em Davis, California, EUA. Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). Atualmente atua como professora e pesquisadora na Universidade de Fortaleza.

Mais informações no Currículo Lattes.

Maria Angélica Miglino, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo, USP. Doutorado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo, USP. Atualmente é Professora titular da Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Irvênia Luiza de Santis Prada, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo

Graduada em Medicina Veterinaria pela Universidade de São Paulo, USP. Mestre em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo, USP. Doutora em em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo, USP.  Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos