Etnoecologia caiçara: o conhecimento dos pescadores artesanais sobre aspectos ecológicos da pesca.

Autores

  • Milena Ramires NEPAM/ IFCH - UNICAMP
  • Silvia Maria Guerra Molina Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/ USP
  • Natalia Hanazaki Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Resumo

Através da pesca artesanal os pescadores exploram o ambiente aquático de forma peculiar e mantêm grande diversidade de interações diretas com o ambiente. Sob o enfoque da etnoecologia, este trabalho teve como objetivo realizar um estudo etnoictiológico para obter informações sobre a diversidade da ictiofauna marinha através do conhecimento dos pescadores artesanais, abordando aspectos morfológicos, ecológicos e comportamentais dos peixes, tais como: habitat, reprodução, comportamento, entre outros, verificando também as similaridades entre o etnoconhecimento caiçara e a literatura científica. A presente pesquisa foi realizada nas comunidades caiçaras da Barra do Ribeira e Jairê (Iguape), Carijo e Porto Cubatão (Cananéia) e Pedrinhas (Ilha Comprida). Constatou-se uma elevada concordância entre o etnoconhecimento e o conhecimento científico, proporcionando assim mais uma contribuição para discussão das relações entre biodiversidade e diversidade cultural, bem como a potencial contribuição do etnoconhecimento para a conservação da biodiversidade.

Biografia do Autor

Milena Ramires, NEPAM/ IFCH - UNICAMP

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela PUC - SP, Mestrado em Ecologia de Agroecossistemas pela ESALQ/ USP e Doutorado Interdisciplinar em Ambiente e Sociedade pela UNICAMP.

Mais informações no Currículo Lattes.

Silvia Maria Guerra Molina, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/ USP

É licenciada e bacharel em Economia Doméstica pela Universidade de São Paulo, Mestre em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo e Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas.

Mais informações no Currículo Lattes.

Natalia Hanazaki, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui Graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Ecologia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ecologia e Zoologia, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Catarina, onde coordena o Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos