First occurrence of the crab Calappa nitida Holthuis, 1958 (Brachyura, Calappidae, Calappinae) on the coast of the state of Piauí, Brazil.

Autores

  • João Marcos de Góes Embrapa Meio-Norte (DCR fellowship) - Parnaíba – PI
  • Lissandra Corrêa Fernandes-Góes Embrapa Meio-Norte (DCR fellowship) - Parnaíba – PI

Resumo

Primeira ocorrência do caranguejo Calappa nitida Holthuis, 1958 (Brachyura, Calappidae, Calappinae) na costa do Estado do Piauí, Brasil. O presente estudo reporta o registro de uma fêmea do calapídeo Calappa nitida encontrada em uma estação de bombeamento de água de uma fazenda de camarão, no manguezal situado em Cajueiro da Praia (PI), local que compõe a Área de Preservação Ambiental do Delta do rio Parnaíba. Com distribuição nas Regiões Norte e Nordeste, esse é o primeiro registro no Estado do Piauí, preenchendo, assim, uma das lacunas existentes nessa zona de distribuição.

Biografia do Autor

João Marcos de Góes, Embrapa Meio-Norte (DCR fellowship) - Parnaíba – PI

Possui Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura), Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Atualmente é Professor Adjunto II (DE) da Universidade Federal do Piauí.

Mais informações no Currículo Lattes.

Lissandra Corrêa Fernandes-Góes, Embrapa Meio-Norte (DCR fellowship) - Parnaíba – PI

Possui Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas Área de Zoologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Short Communication