DNA extraction from frozen fieldcollected and dehydrated herbarium fungal basidiomata: performance of SDS and CTAB-based methods

Autores

  • Aristóteles Góes-Neto Laboratório de Pesquisa em Microbiologia (LAPEM), Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Clarice Loguercio-Leite Laboratório de Micologia, Departamento de Botânica, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rosa Trinidad Guerrero Departamento de Botânica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Extração de DNA de basidiomas congelados e de Herbário, através dos métodos SDS e CTAB. A extração deDNA de basidomas coletados e congelados e de espécimes de herbário coletados em diferentes períodos e mantidos de diferentes formas foi avaliada de acordo a condição geral, cor, razão de absorvância espectral, concentração final e amplificação PCR, utilizando dois dos métodos mais comuns de extração SDS (Sodium Doecyl Sulphate) e CTAB (Cetyl Trimetyl Ammonium Bromide). A maioria dos basidiomas congelados apresentou uma condição de DNA boa a muito boa e sem degradação. Todos os espécimes de herbário exibiram DNA em má condição com bandas de baixo peso molecular. Praticamente todas soluções de DNA das amostras foram coloridas e as taxas de absorbância foram consideravelmente variáveis, com valores menores nas zonas escuras. Todas as amostras foram amplificadas em PCR com sucesso. A extração de DNA de espécimes com alto conteúdo de polisacarídeos e de espécimes de herbário foram obtidas unicamente pelo método CTAB. Para uma proposta geral de extração de DNA de basidiomas coriáceos e lenhosos recém coletados e desidratados, com alto conteúdo de metabólitos secundários e/ou polissacarídeos, o método CTAB é a melhor escolha.

Biografia do Autor

Aristóteles Góes-Neto, Laboratório de Pesquisa em Microbiologia (LAPEM), Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Graduado em Biologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Ph.D em Botânica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Microbiologia (LAPEM), e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, da mesma Universidade.

Mais informações no Currículo Lattes.

Clarice Loguercio-Leite, Laboratório de Micologia, Departamento de Botânica, Universidade Federal de Santa Catarina

Biolóloga, com Licenciatura em Ciências Biológicas [Faculdades Unidas de Bagé (1977)], Mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984) e Doutorado em Ciências - Micologia pela Universidad de Buenos Aires (1990). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Rosa Trinidad Guerrero, Departamento de Botânica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Ciência Biológicas pela Universidade Nacional de Tucumán e Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Micologia pela Universidade Nacional de Tucumán. Atualmente, é Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos