Mirmecofauna (Hymenoptera, Formicidae) de serapilheira de uma área de Floresta Atlântica no Parque Estadual da Cantareira – São Paulo, Brasil

Autores

  • Rodrigo dos Santos Machado Feitosa Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo
  • Andre Soliva Ribeiro Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo

Resumo

O presente trabalho trata de um levantamento da fauna de formigas de serapilheira de uma área de Floresta Atlântica localizada no Parque Estadual da Cantareira – SP, complementar ao projeto “Riqueza e diversidade de Hymenoptera e Isoptera ao longo de um gradiente latitudinal na Mata Atlântica – a floresta pluvial do leste do Brasil”, que integra o programa BIOTAFAPESP. Adotamos o protocolo do projeto, coletando 50 amostras de 1 m2 de serapilheira que foram peneiradas e submetidas ao extrator de Winkler por 48 horas. Coletamos 62 espécies de 25 gêneros em oito subfamílias de formigas, sendo Myrmicinae a mais rica em espécies (39), seguida por Ponerinae (14), Ectatomminae, Heteroponerinae e Formicinae (duas cada), Amblyoponinae, Proceratiinae e Dolichoderinae (uma cada). Os gêneros mais ricos em morfoespécies foram Solenopsis e Hypoponera (12 cada) e Pheidole (oito). Estimadores de riqueza apontaram o número total de espécies da localidade, num intervalo de confiança de 95%, entre 68 e 85. Em comparação, outras localidades de mata atlântica sempre úmida têm mostrado uma riqueza significativamente maior. Nossa hipótese é que a proximidade de regiões de grande concentração urbana, aliada a fatores que operam em escala local, altera a estrutura da comunidade local de formigas de serapilheira.

Biografia do Autor

Rodrigo dos Santos Machado Feitosa, Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo

Possui Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade São Judas Tadeu e Mestrado em Entomologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Doutorando do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Andre Soliva Ribeiro, Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade São Judas Tadeu e Especialização em Gestão Ambiental pela Universidade São Judas Tadeu. Atualmente é Professor de Biologia do Colégio e Faculdade Anchieta.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos