Dinâmica populacional de Drepanotrema cimex (Moricand, 1839) (Mollusca: Basommatophora: Planorbidae) no Parque Barigüi, Curitiba, Paraná, Brasil

Autores

  • Marlus Bueno-Silva Núcleo de Estudos do Comportamento Animal (NEC-PUCPR) – CCBS/PUCPR
  • Marta Luciane Fischer Núcleo de Estudos do Comportamento Animal (NEC-PUCPR) – CCBS/PUCPR

Resumo

A ecologia do caramujo límnico Drepanotrema cimex (Moricand, 1839), hospedeiro intermediário de Trematoda de interesse veterinário, é pouco conhecida no país. Objetivou-se analisar a dinâmica populacional de D. cimex associada às macrófitas aquáticas do Parque Barigüi, Curitiba, Brasil. As coletas foram realizadas em três pontos do parque, que se diferenciavam pela distância até o rio Barigüi e pelo tipo de vegetação. Foram registradas 278 conchas, sendo mais freqüentes no local de predomínio das macrófitas Paspalum sp. e Alternanthera philoxeroides (Mart.) Griseb. A maior ocorrência no outono indicou que a fase adulta culmina nesta estação, como resultado do período de chuvas, que parece favorecer a reprodução dos indivíduos no verão. Contudo, não houve correlação da temperatura da água com o número total de caramujos e nem com diâmetro médio das conchas. Foram constatadas variações intraespecíficas na tonalidade das conchas nos três pontos amostrais.

Biografia do Autor

Marlus Bueno-Silva, Núcleo de Estudos do Comportamento Animal (NEC-PUCPR) – CCBS/PUCPR

Graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestrado e doutorado em Ciências Biológicas - Zoologia pela Universidade Federal do Paraná.

Mais informações no Currículo Lattes.

Marta Luciane Fischer, Núcleo de Estudos do Comportamento Animal (NEC-PUCPR) – CCBS/PUCPR

Possui Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Graduação em Educação Artística Habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná, Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestrado e Doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná e Pós-Doutorado em Ecologia química pela UFPR.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos