Taxa de fertilização e desenvolvimento embrionário inicial em fêmeas caninas (Canis familiaris-Linnaeus, 1758)

Autores

  • Guilherme Nascimento Cunha
  • José Octávio Jacomini
  • Marcelo Emílio Beletti

Resumo

Este trabalho teve como objetivo determinar a taxa de fertilização e recuperação embrionária e a avaliação do desenvolvimento embrionário inicial. Foram utilizadas 11 cadelas adultas, sem raça definida. Após o início do estro natural, estas foram acasaladas e submetidas a ovariohisterectomia no quinto, sétimo ou nono dia pós-coito. Separaram-se os ovários, as tubas e os cornos uterinos. Dos ovários, determinou-se o número de corpos lúteos. As tubas e os cornos uterinos foram lavados separadamente para a colheita de oócitos e embriões, sendo estes identificados pelo uso de estereomicroscópio em aumento de 15x. A taxa de fertilização foi de 94% e a recuperação embrionária de 68,5%. No dia cinco pós-coito, encontrou-se embriões de até oito células nas tubas uterinas. Mórula ou blastocisto foram observadas nos cornos uterinos a partir do dia nove póscobertura. Com base nestes resultados concluiu-se que a perda de estruturas pode ser por falha na captação destas pelas tubas uterinas ou durante a execução da técnica. Mesmo utilizando uma única cobertura pode-se ter uma alta taxa de fertilização. Observou-se também que o desenvolvimento embrionário nas tubas uterinas teve uma duração de até cinco dias pós-coito com estádio de até oito células, encontrando embriões em estádios a partir de mórula nos cornos uterinos nove dias pós-coito.

Biografia do Autor

Guilherme Nascimento Cunha

Possui Graduação em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Uberlândia, Doutorado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e residencia-médica pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é Adjunto I do Centro Universitário de Patos de Minas.

Mais informações no Currículo Lattes.

José Octávio Jacomini

Possui Graduação em Medicina veterinaria pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia.

Mais informações no Currículo Lattes.

Marcelo Emílio Beletti

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou Pós-Doutorado no Instituto de Física de São Carlos - USP. Atualmente é Professor Associado do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos