Triplasta coxalis (Ashmead) (Hymenoptera: Figitidae: Eucoilinae) como parasitóide de Palaeosepsis spp. (Diptera: Sepsidae) em fezes de búfalos em Itumbiara, Goiás, Brasil

Autores

  • Carlos H. Marchiori Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-ILES-ULBRA
  • Fábio D. Costa Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-ILES-ULBRA
  • Otacílio M. Silva Filho Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-ILES-ULBRA

Resumo

Este estudo relata a primeira ocorrência de Triplasta coxalis (Ashmead) (Hymenoptera: Figitidae: Eucoilinae) como parasitóide de Palaeosepsis spp. (Diptera: Sepsidae) encontrado em fezes de búfalos em Itumbiara, Goiás, Brasil. Amostras de fezes foram coletadas no campo em intervalos de duas semanas de sua exposição, levadas para o laboratório para extração das pupas pelo método de flutuação. As pupas foram individualizadas em cápsulas de gelatina e mantidas até a emergência das moscas ou dos parasitóides. A prevalência de parasitismo foi de 1,2%.

Biografia do Autor

Carlos H. Marchiori, Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-ILES-ULBRA

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado em Parasitologia pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Parasitologia pela Universidade Estadual de Campinas.

Mais informações no Currículo Lattes.

Otacílio M. Silva Filho, Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-ILES-ULBRA

Possui Graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara. Pós-graduação em Análises Clínicas pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Atualmente é Biólogo (Assessor Técnico para Laborclin Produtos para Laboratório LTDA de Pinhais - Paraná).

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Comunicações Breves