Distâncias entre a comissura labial ventral vulvar e o divertículo suburetral e óstio externo da uretra em vacas mestiças

Autores

  • Frederico Ozanam Carneiro e Silva Universidade Federal de Uberlândia. Laboratório de Anatomia Animal
  • Renata Junqueira Rezende Universidade Federal de Uberlândia. Laboratório de Anatomia Animal
  • Cirilo Antonio de Paula Lima Universidade Federal de Uberlândia. Laboratório de Anatomia Animal
  • Renato Souto Severino Universidade Federal de Uberlândia. Laboratório de Anatomia Animal
  • Vanessa Martins Fayad Milken Universidade Federal de Uberlândia. Laboratório de Anatomia Animal
  • Marco Túlio Carrijo Pereira Universidade Federal de Uberlândia. Laboratório de Anatomia Animal
  • Danila Barreiro Campos Universidade Federal de Uberlândia. Laboratório de Anatomia Animal
  • Eduardo Maurício Mendes de Lima Universidade Federal de Uberlândia. Laboratório de Anatomia Animal

Resumo

O conhecimento da anatomia topográfica da cavidade pélvica de vacas é imprescindível para a avaliação clínica e quaisquer intervenções no sistema gênito-urinário, como o cateterismo vesical. Foram utilizadas 100 peças do sistema gênito-urinário de vacas, recém coletadas após o abate, nas quais mensurou-se as distâncias entre a comissura labial ventral vulvar e o divertículo suburetral e óstio externo da uretra. A distância entre a comissura labial ventral e vulvar e o divertículo suburetral variou de 9,69 a 19,18cm, com média de 12,52cm, e a medida entre a comissura labial ventral vulvar e o óstio externo da uretra variou de 10,98 a 20, 77cm, com média de 14, 13cm. A medida do divertículo suburetral variou de 1,75 a 5,29cm, com média de 2,96cm. Os comprimentos corporais das carcaças das respectivas fêmeas variaram de 125 a 170cm com média de 138,94cm. Os resultados foram analisados estatisticamente pelo Diagrama de Dispersão e Coeficiente de Correlação ao nível de significância de 5%, o que demonstrou ausência de correlação significativa entre o comprimento corporal e as distâncias entre a comissura labial ventral vulvar e os divertículos suburetral e óstio externo da uretra no nível de 0,05.

Biografia do Autor

Frederico Ozanam Carneiro e Silva, Universidade Federal de Uberlândia. Laboratório de Anatomia Animal

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de Uberlândia, Especialista em anatomia animal pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestrado em Clínica Cirúrgica Veterinária pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo. Professor titular da Universidade Federal de Uberlândia.

Mais informações no Currículo Lattes.

Renata Junqueira Rezende, Universidade Federal de Uberlândia. Laboratório de Anatomia Animal

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Uberlândia e Doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia.

Mais informações no Currículo Lattes.

Cirilo Antonio de Paula Lima, Universidade Federal de Uberlândia. Laboratório de Anatomia Animal

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia e Doutorado em Técnica Operatória e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia.

Mais informações no Currículo Lattes.

Renato Souto Severino, Universidade Federal de Uberlândia. Laboratório de Anatomia Animal

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia, especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Uberlândia, mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Uberlândia.

Mais informações no Currículo Lattes.

Vanessa Martins Fayad Milken, Universidade Federal de Uberlândia. Laboratório de Anatomia Animal

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado em Ciências Veterinarias pela Universidade Federal de Uberlândia e Doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora Adjunta no curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Mais informações no Currículo Lattes.

Marco Túlio Carrijo Pereira, Universidade Federal de Uberlândia. Laboratório de Anatomia Animal

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia, Especialização em Agronegócios e Mestrado em Ciências Veterinarias pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professor da Universidade de Uberaba e consultor em agronegócios e produção animal - Arroba Assessoria e Consultoria.

Mais informações no Currículo Lattes.

Danila Barreiro Campos, Universidade Federal de Uberlândia. Laboratório de Anatomia Animal

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado em Ciências Veterinarias, área de Anatomia dos Animais Domésticos, pela Universidade Federal de Uberlândia, Doutorado em Ciências, área de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres, pela Universidade de São Paulo e Pós-doutarado pelas Universidades de São Paulo e Montreal. Atualmente é professora da Universidade Federal da Paraíba.

Mais informações no Currículo Lattes.

Eduardo Maurício Mendes de Lima, Universidade Federal de Uberlândia. Laboratório de Anatomia Animal

Professor adjunto da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Uberlândia.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Edição

Seção

Artigos