Ocorrência de duas espécies de gafanhotos (orthoptera, Caelifera) alimentando-se de plantas cítricas no Extremo Oeste de Santa Catarina, Brasil

Autores

  • Jocélia Vargas Campos Centro de Ciências Agro-ambientais e de Alimentos. Laboratório de Entomologia
  • Flávio Roberto Mello Garcia Centro de Ciências Agro-ambientais e de Alimentos. Laboratório de Entomologia. UNOESC
  • Maria Kátia Matiotti da Costa Faculdade de Biociências. Departamento de Biologia. PUCRS

Resumo

É relatado o primeiro registro de Dichroplus misionensis Carbonell, 1968 (Acrididae) e Xyleus discoideus Seville, 1831 (Romaleidae) alimentando-se de plantas de laranjeira (Citrus sinensis) no município de Maravilha, Estado de Santa Catarina, Brasil.

Biografia do Autor

Jocélia Vargas Campos, Centro de Ciências Agro-ambientais e de Alimentos. Laboratório de Entomologia

Possui Graduação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Mais informações no Currículo Lattes.

Flávio Roberto Mello Garcia, Centro de Ciências Agro-ambientais e de Alimentos. Laboratório de Entomologia. UNOESC

Possui Graduação em Ciências Biológicas, Mestrado e Doutorado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Realizou treinamentos no United States Department of Agriculture (USDA) nos Estados Unidos e na ESALQ/USP. Atua como professor universitário desde 1995. Atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Mais informações no Currículo Lattes.

Maria Kátia Matiotti da Costa, Faculdade de Biociências. Departamento de Biologia. PUCRS

Possui Graduação em Ciências Biológicas LP pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Especialização em Sistemática e Biodiversidade Animal pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Doutorado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós-Doutora em Zoologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Rio Claro, SP- UNESP. Atua como Pesquisadora do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Comunicações Breves