Guildas de formigas da Estação Ecológica Jataí, Luiz Antônio - SP - sugestões para aplicação do modelo de guildas como bio-indicadores ambientais

Autores

  • Rogério Silvestre Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP
  • Rogério Rosa da Silva Museu Entomológico Fritz Plaumann - Universidade do Contestado Nova Teutônia

Resumo

No presente trabalho, a comunidade de formigas da Estação Ecológica Jataí, no município de Luiz Antônio, Estado de São Paulo, é classificada em guildas, relacionando a atuação dos grupos de espécies revelados dentro do ecossistema com a possibilidade da sua utilização em programas de monitoramento. As guildas foram compostas baseando-se na taxonomia, preferência trófica, local de nidificação, estratégias de forrageamento e recrutamento, padrão de comportamento observado em interações interespecíficas, tamanho das operárias, agilidade e população estimada para a colônia madura. Os resultados sugerem que determinados grupos de espécies (guildas) de formigas podem ser monitorados para cada situação ecológica para avaliações ambientais uma única espécie ou mesmo toda a fauna de uma localidade. Uma análise de agrupamento revelou 14 guildas distintas para a comunidade amostrada, compostas por 123 espécies de formigas, registradas por métodos de coletas quantitativos e qualitativos, sendo elas: nômades, dolichoderíneas pequenas de recrutamento massivo, oportunistas pequenas de colônias grandes, mirmicíneas generalistas pequenas, patrulheiras, cortadeiras, crípticas, predadoras grandes, mirmicíneas agressivas de solo e vegetação, mimicíneas dominantes de serapilheira, dolichoderíneas grandes coletoras de exudato, especialistas mínimas de vegetação, cephalotíneas e cultivadoras de fungos.

Biografia do Autor

Rogério Silvestre, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP

Possui graduação em Biologia, mestrado em Entomologia pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo, Museu de Zoologia (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados, da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais.

Mais informações no Currículo Lattes.

Rogério Rosa da Silva, Museu Entomológico Fritz Plaumann - Universidade do Contestado Nova Teutônia

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Pós Doutorando, faz pesquisa e curadoria na coleção de formigas do Museu de Zoologia da USP.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Artigos