Influência de variáveis ambientais sobre uma população de Donax hanleyanus Philippi, 1847 (mollusca, Bivalvia, Donacidae)

Autores

  • Guacira Maria Gil Laboratório de Malacologia - PUCPR
  • José Willibaldo Thomé Laboratório de Malacologia - PUCPR

Resumo

Procurou-se verificar as influências exercidas por diferentes variáveis ambientais, abióticas e bióticas, na densidade populacional de Donax hanleyanus. Ao longo de um ano registou-se as flutuações na abundância do bivalve na praia arenosa de Arroio Teixeira, Rio Grande do Sul, relacionando-as a 14 variáveis ambientais. As análises foram feitas através de correlações de Pearson e Regressão Múltipla. Os resultados obtidos indicam que o aumento da densidade da população está positivamente correlacionado ao período da onda e inversamente correlacionado à abundância do gastrópode Buccinanops duartei Klappenbach, 1961.

Biografia do Autor

Guacira Maria Gil, Laboratório de Malacologia - PUCPR

Concluiu o Mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Concluiu Doutorado em Zoologa pela mesma universidade.

Mais informações no Currículo Lattes.

José Willibaldo Thomé, Laboratório de Malacologia - PUCPR

Possui Graduação de Bacharel em História Natural pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS, Graduação de Licenciado em História Natural pela PUCRS e Doutorado em História Natural e Livre-Docência em Zoologia pela PUCRS. Bolsista pesquisador do CNPq, do CAPES, da Alexander von Humboldt-Stiftung, Alemanha, do Deutscher Akademischer Austauschdients-DAAD, Alemanha.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Artigos