Percepção ambiental de alunos e professores do entorno da Estação Ecológica de Caetés – Região Metropolitana do Recife-PE

Autores

  • Tatiana Marcela de Oliveira Bezerra Universidade Federal Rural de Pernambuco/Programa de Pós Graduação em Ciências Florestais
  • Ana Lícia Patriota Feliciano Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Programa de Pós Graduação em Ciências Florestais
  • Ângelo Giuseppe Chaves Alves Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Biologia Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, CEP 52171-900, Recife – PE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2008v21n1p147

Resumo

Estudos de percepção ambiental vêm sendo incluídos em projetos de gestão que visam à conservação da natureza. Dentro desse contexto este trabalho teve como principal objetivo avaliar a percepção que alunos e professores de duas escolas têm a respeito da Unidade de Conservação (UC) que os cercam, a fim de subsidiar um programa de educação ambiental, no sentido de assegurar a manutenção e conservação desta UC. A metodologia utilizada com os alunos foi o emprego de mapas mentais, e com os professores foi a aplicação de questionários, seguida de uma palestra-visitação à Estação Ecológica de Caetés (ESEC). Os relatos e desenhos infantis revelam que as crianças não têm clareza da importância da presença da UC na paisagem regional, bem como sua relação com a qualidade de vida local. Para os professores, foi possível observar um certo distanciamento da compreensão ambiental, bem como apresentaram pouca interação e conhecimento com relação à ESEC. Após a palestra-visitação houve sugestão dos docentes para que ações de Educação Ambiental relacionadas à ESEC fizessem parte do projeto político pedagógico da escola. Houve um ganho cognitivo por parte dos docentes, os quais demonstraram intenção de buscar uma interação mais intensa e freqüente com a UC em questão.

Biografia do Autor

Tatiana Marcela de Oliveira Bezerra, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Programa de Pós Graduação em Ciências Florestais

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciencias Biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco (1998), Pós-Graduação em Gestão e Controle Ambiental pela Universidade de Pernambuco (1999), mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006). Durante 05 anos foi Analista Ambiental da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos -CPRH e atualmente é professora na Especialização em Gestão, Educação e Políticas Ambientais da Universidade Federal Rural de Pernambuco e Técnica Ambiental da Fundação AVSI- Programa Prometrópole.Tem experiência na área de consultoria ambiental, atuando na análise, planejamento e execução de projetos. Tem experiência como professora de Ensino Superior e Pós-Graduação, Coordenadora de Curso de Ensino Superior, além de experiência em Mini-Cursos e Oficinas. A principal linha de atuação é em Educação e Percepção Ambiental.Certificado pelo autor em 09/11/09

Ana Lícia Patriota Feliciano, Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Programa de Pós Graduação em Ciências Florestais

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1983), mestrado em Ciências Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1989) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC-SESu) de Engenharia Florestal. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Dendrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: floresta atlântica, dendrologia, unidades de conservação, percepção ambiental e fragmentação florestal.Certificado pelo autor em 20/12/10

Ângelo Giuseppe Chaves Alves, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Biologia Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, CEP 52171-900, Recife – PE, Brasil

Angelo Giuseppe Chaves Alves, 45, é educador e pesquisador. É professor universitário desde 1993. Ingressou em 1997 como professor do quadro efetivo na Universidade Federal Rural de Pernambuco (Campus de Recife), onde trabalha até hoje. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e Pós-Doutorado em Ciência do Solo (com pesquisa em Etnoecologia/Etnopedologia) na Univeridade Técnica de Lisboa (2010). Realizou estagio em Agroecologia, durante o Doutorado, no Instituto de Estudios Campesinos da Universidad de Cordoba, Espanha (2003). Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia na gestão 2000-2002. É docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência do Solo e Ciências Florestais, na UFRPE (http://www.prppg.ufrpe.br). É revisor dos periódicos Revista Brasileira de Ciência do Solo, Acta Amazonica, Sitientibus, Revista Brasileira de Ciências Agrárias, Biota Neotropica e Biotemas, sendo também Editor Associado deste útimo periódico. Atua em Etnoecologia, Etnopedologia, Educação Ambiental e Epistemologia. Seus trabalhos visam, principalmente, registrar, analisar e valorizar o conhecimento local referente ao manejo e conservação dos recursos naturais. Gosta muito de música, poesia, literatura, cinema e outras artes.Certificado pelo autor em 24/08/11

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Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigos