Répteis do município de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, Sudeste do Brasil

Autores

  • Rodrigo de Oliveira Lula Salles Museu Nacional do Rio de Janeiro / UFRJ
  • Thiago Silva-Soares Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n2p135

Resumo

O município de Duque de Caxias está situado na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, nos domínios da Mata Atlântica Ombrófila Densa. A herpetofauna local foi bastante estudada na década de 40, entretanto, o inventário da região nunca foi realizado. Durante o período de agosto de 2006 a outubro de 2009, foram realizadas expedições a campo em busca de répteis durante os períodos diurno e, principalmente noturno. Além do método de coleta por busca ativa visual, também foram verificados registros de ocorrências de espécies da região em literatura científica e espécimes depositados em coleções zoológicas. Um total de 53 espécies de répteis das Ordens Crocodylia, Squamata e Testudines ocorrem dentro dos limites do Município de Duque de Caxias.

Biografia do Autor

Rodrigo de Oliveira Lula Salles, Museu Nacional do Rio de Janeiro / UFRJ

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Grande Rio (2008). Atualmente faz mestrado em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ. Tem experiência na área de zoologia, com ênfase em herpetologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia de anfibios, distribuição geográfica, inventário faunístico de anfibios e repteis.

Thiago Silva-Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Thiago Silva-Soares, nascido no Estado do Espírito Santo em 1983, é graduado em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura pelo Sistema FAESA de Educação (2004). Obteve título de Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Programa de Pós-graduação do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), programa cujo onde é Doutorando desde 2010/2. Integrante do Laboratório de Herpetologia do Museu Nacional desde 2010, possui experiência em Herpetologia, trabalhando principalmente com distribuição, biologia e taxonomia de anfíbios e répteis. Desenvolve projeto de pesquisa com Taxonomia e Sistemática do grupo Ischnocnema guentheri, sob a orientação do Prof. Dr. Ulisses Caramaschi e Carlos A. G. Cruz.

Downloads

Publicado

2010-04-08

Edição

Seção

Artigos