Efeito de diferentes programas de iluminação para poedeiras semi-pesadas criadas em galpões abertos

Autores

  • Clóvis Eliseu Gewehr Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Henrique Jorge de Freitas Universidade Federal do Acre, Centro de Ciências Biológicas e da Natureza
  • Judas Tadeu de Barros Cotta Universidade Federal de Lavras
  • Antonio Ilson de Oliveira Universidade Federal de Lavras
  • Luis David Solis Murgas Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n2p157

Resumo

Avaliou-se o efeito de programas de iluminação sobre o desempenho zootécnico e qualidade de ovos de poedeiras semi-pesadas. Foram testados três programas de luz: contínuo de 15h (natural+artificial); intermitente (duas fotofases de 15s entre a luz natural) e iluminação natural crescente. Foram utilizadas 192 aves alojadas em galpão dividido em três ambientes de forma que a iluminação de um não interferisse na do outro. O período experimental teve a duração de 112 dias, sendo avaliado o desempenho zootécnico através da produção de ovos, consumo de ração, peso e massa de ovos. A qualidade de ovos foi avaliada através da gravidade específica dos ovos, peso e espessura da casca e Unidade Haugh. O delineamento utilizado foi o inteiramente ao acaso, com oito repetições, sendo as médias dos tratamentos comparadas pelo teste SNK (5%). Nos resultados de desempenho, o consumo de ração e peso dos ovos foram semelhantes (P<0,05) entre os diferentes programas. A produção e massa de ovos foram semelhantes (P<0,05) nas aves submetidas aos programas intermitente e contínuo, e maior (P>0,05) em relação à luz natural. A qualidade dos ovos não foi alterada (P<0,05) pelos programas. Programa de iluminação intermitente pode ser usado em galpões abertos permitindo manter o desempenho zootécnico de poedeiras semi-pesadas sem alterar a qualidade do ovo. Programa de luz natural crescente diminui a produção de ovos.

Biografia do Autor

Clóvis Eliseu Gewehr, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutor. Prof. de Avicultura e Nutrição de não ruminantes do Depto. de Produção Animal e Alimentos

 

 

Henrique Jorge de Freitas, Universidade Federal do Acre, Centro de Ciências Biológicas e da Natureza

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1982), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2001) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2003). Atualmente é professor da Universidade Federal do Acre. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção e Nutrição Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo e programas de iluminação para poedeiras e alimentos aleternativos para frangos de corte.

Judas Tadeu de Barros Cotta, Universidade Federal de Lavras

possui graduação em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal de Minas Gerais (1971) , especialização em Cours Supérieur de Production Porcine pela Institut National Agronomique Paris-Grignon (1983) , especialização em Cours Supérieur d'Aviculture pela Institut National Agronomique Paris-Grignon (1984) , especialização em Cours de Technicien de l'Alimentation des Animaux pela Institut National Agronomique Paris-Grignon (1986) , mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979) , mestrado em Diplôme d'Études Aproffondies en Agriculture pela Universite Des Sciences Et Techniques Du Languedoc (1983) , doutorado em Phisiologie Biologie Des Organismes Et Des Popula pela Universite Des Sciences Et Techniques Du Languedoc (1986) e curso-tecnico-profissionalizante em Fisiopatologia da ReproduÇào Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1980) . Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Professor adjunto da Universidade Federal de Lavras e Professor adjunto da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Zootecnia , com ênfase em Criação de galinhas, frangos e codornas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Avicultura, Frangos, Manejo, Nutrição, Qualidade e carcaças.

Antonio Ilson de Oliveira, Universidade Federal de Lavras

graduado em Agronomia pela antiga Escola Superior de Agricultura de Lavras, atual Universidade Federal de Lavras (1970), é mestre em Zootecnia, área de concentração em Produção Animal, pela antiga Escola Superior de Agricultura de Lavras, atual Universidade Federal de Lavras (1978) e doutor em Zootecnia, área de concentração em Melhoramento Animal, pela Universidade Federal de Viçosa (1988). Atualmente é Professor Titular Aposentado da Universidade Federal de Lavras, consultor "ad-hoc" da CAPES, Revista Brasileira de Zootecnia, Revista Ciência e Agrotecnologia, Revista Acta Scientiarum Animal Sciences, Arquivos Brasileiros de Medicina Veterinária e Zootenia, Revista Ciência Animal e Boletim da Indústria Animal. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição e melhoramento de suinos, carcaças de suínos, melhoramento de bovinos de leite, parametros geneticos e modelo animal.

Luis David Solis Murgas, Universidade Federal de Lavras

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (1990), mestrado em Fisiologia da Reprodução no Departamento de Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e doutorado em Produção Animal, Interação Nutrição e Reprodução no Departamento de Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1999). Estágio Pós-doutoral em Fisiologia Animal-Reprodução pela Universidad de Murcia-Espanha. Atualmente é professor Associado do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Nutrição e Reprodução Animal, orientador de alunos de mestrado e doutorado nos programas de pós-graduação em Zootecnia e Ciências Veterinárias da UFLA, atuando principalmente nos seguintes temas: interação nutrição e reprodução em suínos, biotecnologias aplicadas na reprodução de Suínos, Técnicas de indução hormonal da reprodução de peixes de água doce, preservação de sêmen de suínos e de peixes utilizando resfriamento e congelamento. Atuou como Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias na UFLA 2008 a 2010. Atualmente é Pró-reitor de Pesquisa da UFLA e Pesquisador Mineiro-FAPEMIG. Presidente da Comissão de Bioética e membro da Comissão de Biossegurança da UFLA. Revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais. Coordenador do curso de Pós-graduação Lato sensu em Farmacologia: atualização e novas perspectivas. Pesquisador membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciência Animal - INCT CA

Downloads

Publicado

2010-04-08

Edição

Seção

Artigos