First record of the Buff-breasted Sandpiper Tryngites subruficollis (Aves: Scolopacidae) in Santa Catarina state and an additional record for Paraná state, southern Brazil

Autores

  • Glauco Ubiratan Kohler Universidade Federal do Acre
  • Leandro Corrêa Universidade Federal do Paraná
  • Ricardo Belmonte-Lopes Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais, Setor de Pesquisa
  • Marcos Ricardo Bornschein Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais, Organização Não Governamental
  • Bianca Luiza Reinert Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n2p223

Resumo

Primeiro registro do maçarico-acanelado Tryngites subruficollis (Aves: Scolopacidae) em Santa Catarina e registro adicional para o Paraná, sul do Brasil. Em 17 de outubro de 1997, observamos um indivíduo do maçarico-acanelado Tryngites subruficollis em uma praia arenosa em Praia Deserta, Barra do Superagui, Parque Nacional de Superagui, município de Guaraqueçaba, litoral norte do Paraná. Os únicos registros prévios para o litoral do estado datam de 1993. Em 10 de setembro de 2009, observamos nove indivíduos da espécie em um arrozal no distrito de Joáia, município de Tijucas, litoral central de Santa Catarina, sul do Brasil. Este é o primeiro registro para o estado. O escasso número de registros nesses estados pode estar relacionado com raridade regional da espécie, ausência de trabalhos de campo em hábitat e época apropriados e/ou confusão de identificação com outros maçaricos.

Biografia do Autor

Glauco Ubiratan Kohler, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Acre (1994), Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Acre (1999) e Doutorado em Aqüicultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Acre, onde ministra as disciplinas Introdução à Limnologia e Aquicultura. Supervisiona bolsistas de iniciação científica, extensão e concludente de cursos. Quanto à Pós-Graduação, é credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais da Universidade Federal do Acre. Atualmente, é membro da Comissão de Implantação do Instituto da Biodiversidade.

Ricardo Belmonte-Lopes, Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais, Setor de Pesquisa

Atualmente é aluno de doutorado (após ter realizado progressão do mestrado) em Ciências Biológicas, Área de Concentração: Zoologia, pela Universidade Federal do Paraná, tendo recebido bolsa do CNPq (processo 132893/2009-6) e sendo atualmente bolsista da CAPES. Tambem é pesquisador associado ao Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais. Já descreveu uma nova espécie de ave e revisou artigos para o periódico Central European Journal of Biology. Tem experiência na área de Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biogeografia, comportamento e taxonomia de aves continentais neotropicais, áreas úmidas, produção de vídeos sobre assuntos científicos, educação ambiental e fotografia de natureza

Marcos Ricardo Bornschein, Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais, Organização Não Governamental

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1994), mestre em Engenharia Florestal pela UFPR, na área de Conservação da Natureza (2001) e atualmente doutorando em Ecologia e Conservação, pelo setor de Ciências Biológicas da UFPR. Iniciou as suas atividades como pesquisador em 1988. Estuda especialmente aves, mas também outros grupos, como anfíbios, mamíferos e botânica. Trabalha com taxonomia, zoogeografia, biologia da conservação e conservação da natureza. É consultor "Ad-Hoc" da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza e membro da Sociedade Brasileira de Ornitologia (CBO), Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais e Liga Ambiental, entre outras instituições. Descreveu cinco espécies novas para a ciência: três aves (1995, 1998 e 2007) e dois anfíbios (1998 e 2008).

Bianca Luiza Reinert, Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais

Possui graduação em Ciências Biologicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Ciências Florestais, na área de Conservação da Natureza, pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em zoologia pela Universidade Estadual Paulista de Rio Claro, São Paulo. É membro do Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais e consultora ad-hoc voluntária da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. Trabalha na área de ornitologia, com ênfase em biologia reprodutiva, comportamento e conservação. Monitora a mais de dez anos população de uma ave palustre que descreveu em 1995, o bicudinho-do-brejo (Stymphalornis acutirostris).

Downloads

Publicado

2010-04-08

Edição

Seção

Artigos