Inventário dos Brachyura de substratos consolidados naturais do mesolitoral da Praia do Coqueiro, Luís Correia - Piauí

Autores

  • Tarcísio Barbosa Lima Júnior Instituto Ilha do Caju Ecodesenvolvimento e Pesquisa, ICEP, Brasil
  • José Roberto de Souza de Almeida Leite Universidade Federal do Piauí
  • Tito Monteiro da Cruz Lotufo Universidade Federal do Ceará
  • Gustavo Augusto Schmidt de Melo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n2p69

Resumo

A composição dos Brachyura ao longo de substratos consolidados naturais na Praia do Coqueiro no litoral de Luís Correia (Piauí) é apresentada. Neste estudo foram registradas 20 espécies de Brachyura, das quais oito nunca haviam sido registradas para o estado: Epialtus bituberculatus H. Milne Edwards, 1834; Acantholobulus schmitti (Rathbun), 1930; Pachygrapsus transversus (Gibbes, 1850); Panopeus austrobesus Williams, 1983; Panopeus occidentalis Saussure, 1857; Pilumnus dasypodus Kingsley, 1879; Pilumnus spinosissimus Rathbun, 1898 e Planes cyaneus Dana, 1851; sendo registrada também a espécie Charybdis hellerii (Milne Edwards, 1867), de origem Indo-Pacífica. A família com maior representatividade foi Xanthidae, com nove espécies de caranguejos, seguida por Grapsidae (3), Portunidae (4) e Majidae com duas espécies, e Calappidae e Ocypodidae com uma espécie identificada.

 

Biografia do Autor

Tarcísio Barbosa Lima Júnior, Instituto Ilha do Caju Ecodesenvolvimento e Pesquisa, ICEP, Brasil

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2006). Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia Aplicada, com ênfase em Levantamentos Faunísticos e Extensão Biogeográfica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ecossistemas Costeiros, Ictiologia e Carcinologia/Brachyura.

José Roberto de Souza de Almeida Leite, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília - UnB (2001), Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular/Bioquímica) pela Universidade de Brasília (2004) e Pós-Doutorado em Bioquímica pela EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnologia (2004-2006). Atualmente é Professor Adjunto II pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, Campus Ministro Reis Velloso (Parnaíba/PI), Coordenador de Pesquisa e Pós-graduação e Coordenador do Programa de mestrado em Biotecnologia. Tem experiência nas áreas de biotecnologia, bionanotecnologia e caracterização de biomoléculas para aplicações em saúde e meio ambiente atuando nos seguintes temas: purificação e caracterização de biomoléculas, espectrometria de massa e desenvolvimento de novos biomateriais para diagnóstico e terapêutica. Professor efetivo e orientador nos programas de mestrado em biotecnologia (UFPI/Parnaíba), Farmacologia (NPPM, CCS, UFPI) e do programa de doutorado da Rede Biotecnologia do Nordeste (RENORBIO). Atualmente desenvolve pesquisa em nanomateriais para medicina, peptídeos antimicrobianos, purificação e caracterização de moléculas bioativas da biodiversidade brasileira para aplicações biotecnológicas.

Tito Monteiro da Cruz Lotufo, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Ecologia pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (2002). Realizou estágio pos-doutoral entre 2009 e 2010 no Scripps Institution of Oceanography, University of California San Diego, EUA. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia, com ênfase em Ecologia e Sistemática de Ascidiacea, atuando principalmente nos seguintes temas: Biodiversidade, Ecologia Recifal e Peixes Recifais.

Gustavo Augusto Schmidt de Melo, Universidade de São Paulo

Possui graduação em História Natural pela Universidade de São Paulo (1961) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é credenciado pelas Universidades de São Paulo e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: Brachyura, litoral brasileiro, Taxonomia, Brasil e Biogeografia.

Downloads

Publicado

2010-04-08

Edição

Seção

Artigos