Primeiro registro de Mesoclemmys tuberculata (Reptilia, Testudines, Chelidae) em área de Cerrado no Estado de Minas Gerais, Sudeste do Brasil

Autores

  • Adriano Lima Silveira Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Raquel Valinhas e Valinhas Centro Universitário de Patos de Minas

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n4p157

Resumo

Mesoclemmys tuberculata é uma espécie de cágado que se distribui no nordeste do Brasil, registrado principalmente na Caatinga e em algumas localidades na Mata Atlântica e no Cerrado. Neste trabalho é reportado o primeiro registro da espécie em área de Cerrado no Estado de Minas Gerais, o qual constitui o único registro conhecido no estado em localidade especificada. Durante amostragem em campo, um espécime de M. tuberculata foi coletado no Município de João Pinheiro, noroeste do estado, em área nuclear do Cerrado na bacia do rio São Francisco. A localidade do presente registro constitui os limites meridional e ocidental da distribuição conhecida de M. tuberculata, assim como, a localidade mais interiorana de registro da espécie no bioma Cerrado.

Biografia do Autor

Adriano Lima Silveira, Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui Graduação em Ciências Biológicas / Bacharelado pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003), Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) também pelo Museu Nacional (2010). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Herpetologia, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: taxonomia, faunística, zoogeografia e história natural de répteis e anfíbios; zoologia médica (animais peçonhentos). Também tem experiência em consultoria ambiental, atuando como coordenador de meio biótico e herpetólogo em estudos ambientais.

Raquel Valinhas e Valinhas, Centro Universitário de Patos de Minas

Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura e Graduanda em Ciências Biológicas - Bacharelado no Centro Universitário de Patos de Minas. Pós-Graduanda em Gestão e Educação Ambiental pelo Centro Universitário de Patos de Minas. Possui experiência nas áreas de Botânica e Entomologia onde atuou como monitora, e na área de Herpetologia onde atualmente executa um projeto de pesquisa intitulado "Levantamento da Herpetofauna do município de Patos de Minas-MG."

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Comunicações Breves