Origem e distribuição do nervo supra-escapular em fetos de bovinos azebuados

Autores

  • Lázaro Antônio dos Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Frederico Ozanam Carneiro e Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Duvaldo Eurides Universidade Federal de Uberlândia
  • Ednaldo Carvalho Guimarães Universidade Federal de Uberlândia
  • Frederico Balbino Lizardo FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS, FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERLÂNDIA
  • Gilmar da Cunha Sousa Universidade Federal de Uberlândia
  • Miguel Antônio Facury Neto Universidade Federal de Uberlândia
  • Hassan Ali Srour Universidade Presidente Antônio Carlos, GAMA
  • Vinícius Marques Santos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n1p69

Resumo

Neste estudo foram analisadas por meio da dissecação a origem e distribuição do nervo supra-escapular em 30 fetos de bovinos azebuados. As peças foram fixadas em solução aquosa de formaldeído a 10%, mediante diferentes pontos de injeções subcutâneas, intravenosa, intramusculares e intracavitárias e, em seguida, foi feita a imersão em recipientes com a mesma solução. O nervo supra-escapular apresentou simetria em relação à sua origem em 30 animais (100%) e originou-se em 56 antímeros (93,34%) de C6 e C7 (47,67% à direita e 47,67% à esquerda), em quatro antímeros (6,66%) de C6, C7 e C8 (3,33% à direita e 3,33% à esquerda) e cedeu ramos para os músculos supra-espinhal e infra-espinhal em 100% dos casos. Não houve diferença significativa entre a frequência dos ramos musculares cedidos pelo referido nervo para os antímeros direito e esquerdo e ainda em

relação ao sexo dos fetos na presente investigação.

Biografia do Autor

Lázaro Antônio dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU (2008), Mestre em Ciências Veterinárias pela Faculdade de Medicina Veterinária da UFU (2010), linha de pesquisa Morfologia- (Anatomia Comparativa), Técnico adiministrativo da UFU desde 1987, e Técnico em Anatomia Humana desde de 1998 lotado no Instituto de Ciências Biomédicas da UFU, Técnico em Anatomia Humana da UniversIdade Presidente Antonio Carlos (UNIPAC-Uberlândia).

Frederico Ozanam Carneiro e Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de Uberlândia (1976), especialista em anatomia animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), mestrado em Clínica Cirúrgica Veterinária pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo (1989). Professor titular da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia Animal, atuando nas áreas relacionadas com vascularizações, inervações, topografias, anatomia clínica e cirurgia experimentais nos animais. Atuou também com professor convidado pelo programa de pós-graduação em anatomia dos animais domésticos e silvestres na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, para ministrar aulas e orientação. Consultor Ad Hoc de vários periódicos científicos como Veterinária Notícias, Ars Veterinária, Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, Biotemas Bioscience Journal, Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, Ciência Rural, Horizonte Científico e orienta na pós-graduação e graduação. Participou também da tradução e autoria de capítulos de livros.

Duvaldo Eurides, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972), Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1981) e Doutor em Técnicas Operatórias e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo (1992). Atualmente é professor titular da graduação e pós-graduação da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia. Possui experiência na área de Clínica Cirúrgica Animal, atuando principalmente em Oftalmologia e Cirurgia Experimental com tecidos moles e reparação óssea. É consultor ad hoc de revistas científicas nacionais. Recebeu o título de Especialista em Cirurgia conferido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária.

Ednaldo Carvalho Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1990), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é Professor Associado e Diretor da Faculdade de Matemática - Universidade Federal de Uberlândia (UFU/FAMAT). É professor de disciplinas de Estatística na UFU desde 1996. Tem experiência na área de Estatística Aplicada, com ênfase em Geoestatística, atuando principalmente nos seguintes temas: semivariograma, geoestatística, krigagem, variabilidade espacial e amostragem.

Frederico Balbino Lizardo, FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS, FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERLÂNDIA

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU (2004), Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida e Mestre em Ciências Veterinárias pela UFU (2009), com linha de pesquisa em Morfologia - (Anatomia Comparativa). Possui experiência como professor substituto de Anatomia Humana no Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biomédicas da UFU (2006-2008) e como professor de Anatomia do curso de Medicina da Faculdade ATENAS-PARACATU (2009). Atualmente é professor de Anatomia Humana da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC-Uberlândia), professor substituto de Anatomia Humana da UFU (2010) e doutorando em biologia buco-dental (ÁREA- ANATOMIA) pela Universidade Estadual de Campinas (FOP/UNICAMP). Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia humana, anatomia comparativa, eletromiografia e Handebol.

Gilmar da Cunha Sousa, Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Associado 2 da Universidade Federal de Uberlândia. Membro da Sociedade Brasileira de Anatomia, Sócio Fundador da Sociedade Brasileira de Eletromiografia Cinesiológica. Pesquisas em Anatomia Humana, Anatomia Comparada e Eletromiografia Cinesiológica. Atual Coordenador do Laboratório de Pesquisas em Eletromiografia Cinesiológica-LAPEC. Coordenador da Área de Morfologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia. Editor e Revisor de Artigos Científicos da Revista Bioscience Journal.

Miguel Antônio Facury Neto, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (1978), especialização em cirurgia da cabeça e pescoço pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (1980-1982), mestrado em Cirurgia gastroenterológica pela Universidade Federal Fluminense (1992), doutorado em Técnica Operatória e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2001). Foi professor de Clínica Cirúrgica do Hospital Gaffrée Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, serviço de Clínica Cirúrgica, chefiado pelo Professor Josias de Freitas e sob a coordenação do Professor Antônio Hélio Barros de Figueiredo (1982-1991). Ex membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Atualmente é Professor Associado da Disciplina de Anatomia Humana do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Ubelândia desde 1991.

Hassan Ali Srour, Universidade Presidente Antônio Carlos, GAMA

Mestrando em Anatomia-UFU, Graduado em Fisioterapia, Especialista em Acupuntura. Foi Professor da (Universidade Federal de Uberlândia-UFU),aprovado em 1˚lugar, resultado publicado em 26 de Agosto de 2008 no D.O.U., página 41, Seção 3,ministrando a disciplina de Neuroanatomia para o curso de Medicina e Anatomia Humana para demais cursos da área de saúde, atualmente e' professor da (Universidade Presidente Antônio Carlos-UNIPAC). Atuou como Fisioterapeuta nos Emirados Árabes (Dubai) e Líbano. Foi Fisioterapeuta da seleção do Egito de Futsal (Futsal world cup - Brazil 2008).

Vinícius Marques Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, Graduando do 6 periodo de Educação Fisica pela Universidade Federal de Uberlandia(UFU).

Downloads

Publicado

2011-01-01

Edição

Seção

Artigos