Topografia do cone medular do cachorro-do-mato-de-orelhas-pequenas (Atelocynus microtis Sclater, 1882): relato de caso

Autores

  • Kylma Lorena Saldanha Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.
  • Ana Rita Lima Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.
  • Érika Branco Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n4p135

Resumo

A anestesia epidural é uma das técnicas anestésicas mais utilizadas devido à boa margem de segurança, eficiência e rapidez na aplicação. Decorrente de sua importância faz-se necessário ter conhecimento preciso da topografia do cone medular das espécies. Portanto, este trabalho teve como objetivo descrever a topografia do cone medular do cachorro-do-mato-de-orelhas-pequenas (Atelocynus microtis), com o propósito de fornecer dados anatômicos úteis para a prática de anestesias epidurais. Foi utilizado um exemplar jovem, macho, após morte natural, proveniente da Área de Mina Bauxita de Paragominas-PA, o qual foi fixado e armazenado em solução aquosa de formaldeído a 10%. O animal Foi dissecado mediante afastamento da pele e da musculatura epiaxial, procedendo-se a secção e remoção dos arcos vertebrais favorecendo a visualização da medula espinhal. O Atelocynus microtis apresentou sete vértebras lombares e três sacrais. Após a individualização das estruturas anatômicas de interesse, foram tomadas as mensurações do cone medular com o auxílio de paquímetro. A intumescência lombar localizou-se entre as vértebras L3 e L6, o cone medular foi observado em nível da sétima vértebra lombar (L7) e seu ápice na terceira vértebra sacral (S3) totalizando um comprimento de 3,9 cm acompanhado pela cauda equina. Assim, sugerimos a região sacrocaudal como o local mais apropriado para realização de anestesia epidural no Atelocynus microtis.

Biografia do Autor

Kylma Lorena Saldanha, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.

Graduação em andamento em medicina veterinaria pela Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA.

Mais informações no Currículo Lattes.

Ana Rita Lima, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Fundação de Ensino Octávio Bastos, Mestrado e Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo na Faculdade de Medicina Veterinária Zootecnia.

Mais informações no Currículo Lattes.

Érika Branco, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.

Doutora em Ciência pelo setor de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestre - departamento de Cirurgia - FMVZ/USP. Possui graduação em Medicina Veterinária pela UNIFEOB. Especialista em Saúde Pública pela UNAERP e em Anatomia comparada: Humana e Animal, pela USP. Atualmente é colaboradora na pesquisa do Setor de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres do Departamento de Cirurgia da FMVZ/USP.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2011-09-08

Edição

Seção

Artigos