Descrição anatômica dos ramos colaterais do arco aórtico do tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla)

Autores

  • Valdelice de Lourdes Corrêa Pinheiro Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.
  • Ana Rita de Lima Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.
  • Luiza Corrêa Pereira Área de Mina Bauxita, Vale Paragominas - PA
  • Bruno Duarte Gomes Universidade federal do Pará - UFPA
  • Érika Branco Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n2p133

Resumo

Com o objetivo de ampliar os estudos e conhecimentos anatômicos, bem como impulsionar novas pesquisas com animais selvagens, estudou-se três exemplares de tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) sendo dois machos e uma fêmea, animal proveniente de Paragominas-PA, sob autorização SEMA-PA Nº 455/2009 e 522/2009, doados à UFRA após óbito por causas naturais. O sistema arterial foi preenchido com látex corado em vermelho e os animais foram fixados e dissecados para observação da disposição dos ramos colaterais do arco aórtico. Inicialmente destacamos o tronco braquiocefálico, de onde tem origem a artéria subclávia direita e o tronco bicarotídeo, que se bifurca em artéria carótida comum direita e esquerda. O segundo ramo originado no arco aórtico trata-se da artéria subclávia esquerda que se ramifica em artéria vertebral, artéria torácica interna, tronco costocervical e artéria cervical superficial. Esses mesmos ramos também estão presentes na artéria subclávia direita, a qual, em nível axilar, passa a ser chamada de artéria axilar. De modo geral, podemos observar que os ramos colaterais deste animal assemelham-se aos modelos já descritos anteriormente para alguns animais domésticos, com mínimas diferenças, como por exemplo, a presença de ramificações das artérias carótidas comuns direita e esquerda, que se direcionam ao extenso músculo esternoióideo, irrigando-o.

Biografia do Autor

Valdelice de Lourdes Corrêa Pinheiro, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.

Treinanda do LaPMA - UFRA.

Ana Rita de Lima, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.

Docente da disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos e Selvagens da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Laboratório de Pesquisa Morfológica Animal (LaPMA).

Luiza Corrêa Pereira, Área de Mina Bauxita, Vale Paragominas - PA

Médica Veterinária.

Bruno Duarte Gomes, Universidade federal do Pará - UFPA

Docente do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade federal do Pará - UFPA

Érika Branco, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.

Docente da disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos e Selvagens da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Laboratório de Pesquisa Morfológica Animal (LaPMA).

Downloads

Publicado

2012-01-10

Edição

Seção

Artigos