Composição e abundância relativa dos mamíferos terrestres de médio e grande porte do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, Minas Gerais, Brasil

Autores

  • André Valle Nunes Universidade Federal de Viçosa
  • Leandro Moraes Scoss Tropical Ecology Assessment and Monitoring Network, Terrestrial Vertebrate Lead Scientist, Site Rio Doce, MG, Brazil.
  • Gisele Mendes Lessa Departamento de Biologia Animal, Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n3p205

Resumo

Três áreas no norte do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB) foram amostradas em relação à fauna de mamíferos terrestres de médio e grande porte, através de armadilhas fotográficas, ao longo de 12 meses. Foram registradas nove espécies silvestres e uma doméstica, a partir de 46 registros. A composição da comunidade foi baseada numa série exponencial com dominância de poucas espécies. Em contraposição, houve uma proporção relativamente alta de espécies que seriam “raras” para a comunidade observada, com dominância da onça-parda (Puma concolor) sobre as demais espécies. Os resultados demonstram que a área denominada Vale Perdido é a mais importante para a conservação da mastofauna, pois nessa área a estimativa de riqueza de espécies é maior (13,99 ± 2,23) se comparada com a das outras duas áreas, que tiveram uma riqueza de 6,00 ± 1,41 e 6,00 ± 1,00, respectivamente. É possível que características estruturais e espaciais do Vale Perdido favoreçam o uso dessa área pelas espécies. A estrutura da comunidade de mamíferos terrestres de médio e grande porte do PESB encontra-se desestruturada ou em fase de estruturação. Possivelmente, esse modelo foi ocasionado por efeitos históricos negativos da ocupação e do extrativismo que a região sofreu na década 1960.

Downloads

Publicado

2012-04-26

Edição

Seção

Artigos