Influência da aplicação de herbicidas pré-emergentes na fauna do solo em sistema convencional de plantio de cana-de-açúcar

Autores

  • Rodrigo Ferreira da Silva Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Douglas Leandro Scheid UFSM
  • Geomar Mateus Corassa UFSM
  • Gilvan Moisés Bertollo UFSM
  • Cassiano Carlos Kuss UFSM
  • Fabiane Pinto Lamego UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n3p227

Resumo

O objetivo do trabalho foi determinar a influência de herbicidas pré-emergentes na comunidade da fauna edáfica em sistema de plantio convencional de cana-de-açúcar. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso num fatorial (6x3), sendo seis formas de controle de plantas daninhas (T1: pousio; T2: capina manual; T3: Tebuthiuron a 1200gia.ha-1; T4: Ametryne a 3000gia.ha-1; T5: Tebuthiuron a 1000gia.ha-1 + Ametryne a 1500gia.ha-1; T6: Tebuthiuron a 1200gia.ha-1 + Ametryne a 3000gia.ha-1) e três tempos de avaliação (0, 40, 80 dias após a aplicação dos herbicidas: DAA). Avaliou-se: abundância, grupos, riqueza de Margalef, uniformidade de Pielou, dominância de Simpson, diversidade de Shannon, colêmbolos e biomassa seca acima do solo. Não houve diferença nos tratamentos para a riqueza de Margalef, uniformidade de Pielou, dominância de Simpson e diversidade de Shannon. A abundância foi maior aos 80 DAA no tratamento capina manual. Os herbicidas testados não alteraram a diversidade da fauna do solo até 80 DAA. O herbicida Tebuthiuron não afetou a população de colêmbolos, quando utilizado isolado ou associado com o Ametryne. O uso do herbicida Ametryne a 3000gia.ha-1 reduziu a população de colêmbolos em relação ao pousio e capina manual.

Biografia do Autor

Rodrigo Ferreira da Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Eng. Agrônomo, Mestre em Agrononomia, Doutor em Ciência do Solo pela UFSM. Possui experiência em Microbiologia e Biologia do Solo e recuperação de área Degradas e Contaminadas.

Douglas Leandro Scheid, UFSM

Estudante de Agronomia

Geomar Mateus Corassa, UFSM

Estudante de Agronomia, bolsista PET.

Gilvan Moisés Bertollo, UFSM

Estudante de Agronomia, bolsista FIPE.

Cassiano Carlos Kuss, UFSM

Estudante de Agronomia, bolsista PIBIC.

Fabiane Pinto Lamego, UFSM

Dr. Fitotecnia, Prof. Adjunto Depto de Ciências Agronômicas e Ambientais –UFSM/CESNORS.

Downloads

Publicado

2012-04-24

Edição

Seção

Artigos