Desenvolvimento pós-embrionário de Cochliomyia macellaria (Fabricius) (Diptera: Calliphoridae), criada em duas dietas naturais, sob condições controladas

Autores

  • Débora Cardoso Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n4p131

Resumo

Cochliomyia macellaria tem interese médico e médico veterinário por ser veiculadora de enteropatógenos e causadora de miíase secundária. A busca por dietas com baixo custo que mantenham a qualidade da criação torna-se necessária. Objetivou-se avaliar a dieta moela de frango no desenvolvimento pós-embrionário de C. macellaria, comparada a carne bovina. Quarenta neolarvas (3ª geração) foram transferidas para 80g de dieta (quatro repetições/tratamento). Foi registrada a massa corporal das larvas maduras, e estas transferidas para tubos de ensaio e mantidas a T 30ºC dia/28ºC noite, UR 70±10% e 12h de fotofase. As observações foram diárias. Houve diferença significativa entre a massa corporal das larvas criadas na dieta moela de frango (0,067g) e carne bovina (0,062g). Não houve diferença significativa entre a duração média em dias do estágio larval (4,00; 4,17), pupal (4,09; 4,04); de neolarva a adulto (8,07 e 8,16), para moela e carne, respectivamente. A viabilidade média larval, pupal e total (> 85%) não diferiram estatisticamente pelo teste t de Student, 5% de significância. Não houve desvio da razão sexual e não foi observada anormalidade dos adultos. A dieta moela de frango é uma alternativa eficaz e de baixo custo para criação de C. macellaria em laboratório. 



Biografia do Autor

Débora Cardoso, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais, é responsavel pela disciplina Prasitologia Animal e Zoologia Geral para o curso de Zootecnia e Parasitologia para o curso de Ciencas Biológicas. Contribui também com o curso de Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento lecionando a disciplina Saúde e Meio Ambiente. Bióloga e Mestre em Parasitologia, esta cursando o Doutorado em Ciencias Veterinárias - Parasitologia na UFRRJ. Área de atuação - Estudo de Dípteros (Família Calliphoridae)

Downloads

Publicado

2012-08-31

Edição

Seção

Artigos