Ingestão de resíduos sólidos por tartarugas-verdes juvenis, Chelonia mydas (L. 1758), na costa leste do estado do Rio de Janeiro, Brasil

Autores

  • Danielle Rodrigues Awabdi Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Salvatore Siciliano Fundação Oswaldo Cruz
  • Ana Paula Madeira Di Beneditto Universidade Estadual do Norte Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2013v26n1p197

Resumo

Este trabalho analisou os resíduos sólidos de origem antropogênica obtidos em conteúdos estomacais de tartarugas-verdes juvenis, Chelonia mydas, na costa leste do estado do Rio de Janeiro, sudeste do Brasil (22º50’S – 23º00’S). Entre junho de 2009 e maio de 2010 foram analisados os conteúdos estomacais de 49 espécimes encalhados em praias. Resíduos sólidos foram registrados em 29 conteúdos estomacais (59,2%) e verificou-se mais de uma categoria de resíduos em 22 amostras. Sacos e sacolas plásticas, categorizados como plásticos flexíveis, alcançaram a maior frequência de ocorrência (96,5%). Provavelmente, esses resíduos se originaram a partir do descarte de sacos de lixo, sacos de ráfia, sacolas de estabelecimento comercial e embalagens diversas. Resíduos relacionados à confecção de artefatos de pesca também foram registrados com frequência, tais como fios de náilon, borracha, cordas, isopor e anzóis. A região é área de ocorrência regular de C. mydas e a ingestão relativamente elevada de resíduos sólidos depositados no ambiente representa risco à conservação dessa espécie.

 

Biografia do Autor

Danielle Rodrigues Awabdi, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Centro de Biociências e Biotecnologia, Laboratório de Ciências Ambientais

Salvatore Siciliano, Fundação Oswaldo Cruz

Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Endemias

Ana Paula Madeira Di Beneditto, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1986), mestrado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (1997) e doutorado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2000). Atualmente é Professora Associada I da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF, e foi contemplada com a bolsa Jovem Cientista do Nosso Estado, concedida pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ (2009-11). Tem experiência na área de Ecologia Marinha, com ênfase em Biologia e Conservação de Recursos Marinhos Vivos, atuando principalmente na investigação de espécies alvo e não alvo das pescarias, dinâmica da pesca artesanal e conhecimento de comunidades tradicionais.

Downloads

Publicado

2012-11-08

Edição

Seção

Comunicações Breves